Vários autores. 2022. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira na Amazônia – Agosto 2020 a Julho 2021. Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.

Neste inédito estudo, mapeamos e avaliamos a legalidade da exploração madeireira na Amazônia brasileira no período entre agosto de 2020 e julho de 2021. Conseguimos identificar 377.624 hectares de exploração de madeira nesse período, representando uma redução de 18% em relação ao período anterior. Do total mapeado, 235.196 hectares (62%) ocorreram em conformidade com as autorizações de exploração florestal válidas no período, enquanto que 142.428 hectares (38%) ocorreram de forma não autorizada. A maior parte da área explorada sem autorização (72%) foi identificada dentro de imóveis rurais cadastrados.

AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE

Pela primeira vez, conseguimos avaliar a legalidade das áreas exploradas em todos os estados analisados. Os dados utilizados para verificação da legalidade da atividade madeireira foram obtidos de bases de dados de autorizações de exploração florestal, disponibilizadas pelo Sinaflor (Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais), Serviço Florestal Brasileiro, Simlam (Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental) dos estados de Mato Grosso e Pará, Ideflor (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará) e diretamente com as Secretarias de Meio Ambiente dos estados do Acre e Rondônia. Reiteramos que os dados de autorizações utilizados são públicos e suas atualizações e alterações são de responsabilidade dos órgãos competentes.

Simex Amazonia Agosto 2021 a Julho 2021 IMAGEM scaled - Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira na Amazônia – Agosto 2020 a Julho 2021
Clique aqui para baixar o infográfico

 

 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR