Vários autores. 2022. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Mato Grosso – Agosto 2020 a Julho 2021. Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.
Entre agosto de 2020 e julho de 2021, foram mapeados 277.048 hectares de exploração madeireira em Mato Grosso, o que representa um aumento de 18% na área explorada no estado em relação ao período anterior, onde foram mapeados 234.290 hectares. Para a análise da legalidade das explorações mapeadas, foram verificadas 545 autorizações de exploração florestal emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT). Essa avaliação identificou que 63% da área de exploração madeireira mapeada (173.381 hectares) foi explorada legalmente, ou seja, com autorização válida e dentro da área autorizada. A exploração ilegal, por sua vez, afetou 103.668 mil hectares de florestas em Mato Grosso. Isso corresponde a 37% do total da exploração mapeada em 2021. Houve um aumento de 17% na área explorada ilegalmente em relação ao ano anterior.
AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE
A partir da identificação e mapeamento da exploração madeireira, avaliamos a legalidade comparando a área de exploração mapeada com as Autorizações de Exploração Florestal (Autex e AEF) válidas emitidas pela Sema/MT. Essas bases de dados estão disponíveis publicamente no Portal de Transparência e no Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), ambos geridos pelo órgão estadual. Tanto o mapeamento quanto a validação da legalidade checada foram realizados em cooperação técnica entre o Instituto Centro de Vida (ICV) e a Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (CGMA) da Sema/MT.
This post was published on 30 de setembro de 2022
Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…
Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…