artigocie19 - The role of remote sensing and GIS in enforcement of areas of permanent preservation in the Brazilian AmazonFirestone, L., & Souza Jr, C. 2002. The Role of Remote Sensing and GIS in Enforcement of Areas of Permanent Preservation in the Brazilian Amazon. Geocarto International, 17(2), 53 – 58.

Neste estudo, Firestone e Souza Jr. elaboram um sistema de detecção de Áreas de Preservação Permanente degradadas ao longo de rios e igarapés utilizando imagens Landsat e SIG.
A metodologia foi testada em um centro madeireiro na Amazônia Oriental. Os dados produzidos incluem mapa da cobertura florestal, mapa de rios, mapa de Áreas de Preservação Permanente e mapa de violação da lei. Esta metodologia permite que todos os dados sejam extraídos da imagem de satélite (rios e cobertura vegetal) e que as violações (áreas degradadas) sejam detectadas automaticamente. O sistema detectou violações da lei em 60% de todas as Áreas de Preservação Permanente desmatadas, apresentando 88,6% de acurácia – o que revela a viabilidade da monitoração eficiente para o cumprimento da lei na Amazônia.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR