Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)

facebook - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)facebook - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)linkedin - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)linkedin - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)whatsapp - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)whatsapp - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)x - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)x - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)a2a - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)a2a - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)

zoneamento da atividade g - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)zoneamento da atividade g - Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará (n° 8)Souza Jr., C., Veríssimo, A., Stone, S., & Uhl, C. 1997. Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: um estudo de caso para o Estado do Pará. Série Amazônia (Vol. 8, p. 28). Belém: Imazon.
Neste artigo, apresentamos um modelo para zonear a atividade madeireira no Estado do Pará. Inicialmente, observamos que 19% do Estado contêm áreas que não dispõem de madeira (12% de áreas desmatadas, 6,3% de áreas não florestadas e 0,7% formadas por corpos de água).Em seguida, as áreas designadas para a atividade madeireira, definidas com base em considerações econômicas e de conservação, somaram aproximadamente 32% (400.000 Km2) do Estado. Estas áreas incluem as regiões que atualmente não possuem restrições legais para a atividade madeireira (24%), Reservas de Produção e Áreas de Entorno (3%), além das áreas que se encontram atualmente fora do alcance econômico da atividade madeireira e que não apresentam restrições (5%) para a sua exploração. Por último, propomos que as áreas restantes (49%, ou 611.540 Km2) sejam protegidas da atividade madeireira, pelo menos para os próximos anos. Essas áreas incluem áreas florestadas onde a atividade madeireira já se encontra oficialmente proibida (29% do Pará), assim como áreas não protegidas com alta prioridade para conservação (21%).
Baixe aqui o arquivo
Visualize a versão online da publicação.
Zoneamento da Atividade Madeireira na Amazônia: Um Estudo de Caso para o Estado do Pará

This post was published on 7 de fevereiro de 1997

Notícias recentes

A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária

Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…

30 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Fevereiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

27 de março de 2025

Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e Eficiente

Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…

13 de março de 2025

Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation

Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…

7 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Janeiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

21 de fevereiro de 2025

Resultados frigoríficos 2024

Título Resultados frigoríficos 2024 Autores Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) Instituto…

5 de fevereiro de 2025