Oportunidades para restauração florestal no Estado do Pará

Oportunidades para restauração florestal no Estado do Pará

Nunes, S., Gatti, G., Diederichsen, A., Silva, D., Pinto, A. 2017. Oportunidades para Restauração Florestal no Estado do Pará (p. 56). Belém: Imazon.

O Imazon, em parceria com o WRI Brasil e IUCN, vem trabalhando desde 2012 na implementação do projeto “Inspirar, apoiar e mobilizar a restauração da floresta e da paisagem”. Este projeto tem como meta criar as bases para a restauração de pelo menos 10 milhões de hectares até 2017 como uma nova contribuição para o Desafio de Bonn, incluindo o Brasil e mais quatro países.

O objetivo deste trabalho é compilar e sistematizar as informações geradas no âmbito do projeto acima mencionado, para auxiliar na identificação de oportunidades para RPF, além de recomendar ações que podem ajudar a dar escala à restauração no estado do Pará. Dessa forma, visa contribuir com os primeiros passos da aplicação da ROAM no estado e promover a mobilização em torno do tema, gerando informações que possam guiar políticas públicas para o aumento da cobertura florestal associado à geração de benefícios ambientais, sociais e econômicos à comunidade.

Após a consolidação dessa base, alinhada com os objetivos da ROAM, pretende-se futuramente reduzir a pressão em áreas florestais, estabelecer a floresta como uma fonte de renda sustentável, aumentar a resiliência de paisagens e gerar opções futuras que permitam o ajuste e a otimização de bens e serviços, conforme as necessidades da sociedade (IUCN & WRI, 2014).

 

Baixe aqui o arquivo.

Visualize aqui a versão online da publicação.