A destruição das florestas, somada às mudanças climáticas, pode provocar secas prolongadas em diferentes regiões do Brasil e reduzir a produção agrícola, gerando um grande impacto econômico e social. Já em 2020 a produção agrícola poderá sofrer um prejuízo anual na ordem de R$ 7,4 bilhões, como consequência da redução de chuvas em diferentes regiões. Tal escassez afetaria também a geração de energia hidroelétrica e o abastecimento de água nas cidades.
O aumento da produção agrícola sem desmate, aumento da eficácia da fiscalização, estabelecimento de novas áreas protegidas, ampliação e consolidação dos compromissos privados e públicos pelo desmatamento zero, uso da tributação para estímulo à conservação e incentivos financeiros para conservação são algumas das ações propostas por organizações socioambientais do País no manifesto “Desmatamento Zero e o futuro do Brasil”.
This post was published on 27 de novembro de 2015
Título Land conflicts from overlapping claims in Brazil’s rural environmental registry Autores Paul R. Furumo Jevan Yu…
Evento será no Teatro Gasômetro, em Belém, e mostrará experiências de proteção ao meio ambiente…
Pesquisadoras e pesquisadores do Imazon foram para Florianópolis, em Santa Catarina, para mostrar os principais resultados…
O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) está com edital aberto para…
Resumo Neste relatório avaliamos a situação da exploração madeireira no estado entre agosto de 2015…