Seminário discute políticas públicas e sustentabilidade em São Félix do Xingu, PA.

facebook - Seminário discute políticas públicas e sustentabilidade em São Félix do Xingu, PA.facebook - Seminário discute políticas públicas e sustentabilidade em São Félix do Xingu, PA.linkedin - Seminário discute políticas públicas e sustentabilidade em São Félix do Xingu, PA.linkedin - Seminário discute políticas públicas e sustentabilidade em São Félix do Xingu, PA.whatsapp - Seminário discute políticas públicas e sustentabilidade em São Félix do Xingu, PA.whatsapp - Seminário discute políticas públicas e sustentabilidade em São Félix do Xingu, PA.x - Seminário discute políticas públicas e sustentabilidade em São Félix do Xingu, PA.x - Seminário discute políticas públicas e sustentabilidade em São Félix do Xingu, PA.a2a - Seminário discute políticas públicas e sustentabilidade em São Félix do Xingu, PA.a2a - Seminário discute políticas públicas e sustentabilidade em São Félix do Xingu, PA.

Desmatamento no município cresceu e ameaça sequência de reduções iniciada há cinco anos.

No próximo dia 26 de junho, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (ADAFAX), realizará o seminário “Desafios e alternativas para o fomento às práticas produtivas sustentáveis da Agricultura Familiar como estratégia na redução do desmatamento em São Félix do Xingu, Pará”.

O evento, que será realizado no Centro de Formação Nazaré, debaterá com órgãos públicos e representantes de agricultores familiares propostas de ações que ajudem a diminuir a pressão sobre a floresta no município.

São Félix do Xingu tem desenvolvido uma série de iniciativas para conter o desmatamento ilegal. Contudo, dados recentes do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), indicam que o desmatamento nos últimos dez meses (agosto de 2012 a maio de 2013) foi 25,6% maior em comparação com o mesmo período, entre 2011 e 2012. Esse aumento interrompe uma sequência de sucessivas reduções, iniciada em 2008 quando São Félix do Xingu foi incluso na lista dos municípios que mais desmatam na Amazônia, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

Um dos desafios para reduzir esses índices é permitir que agricultura familiar desenvolva modelos sustentáveis de produção e, ao mesmo tempo, consiga escoar e comercializar seu plantio. O alcance desse cenário depende de políticas públicas estruturantes que viabilizem, por exemplo, assistência técnica, melhoria nas estradas, fornecimento de energia, acesso a linhas de crédito e segurança fundiária (título de posse da propriedade rural). Segundo dados do IBGE, a agricultura familiar representa mais de 80% dos estabelecimentos rurais de São Félix do Xingu.

Programação e participantes

A programação do Seminário terá duas mesas temáticas, que pretendem discutir cenários, tendências e ações que reduzam o desmatamento no município com a participação da agricultura familiar. Cada mesa analisará uma carta de propostas previamente encaminhada aos órgãos públicos, com o objetivo de indicar formas de efetivar as ações apresentadas no documento.

Entre os órgãos convidados para o evento estão: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-PA.), além dos programas Municípios Verdes e Pará Rural. As secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura também integram a lista de órgãos relacionados para o seminário, assim como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

Projeto XAS

O seminário integra as atividades do projeto Xingu Ambiente Sustentável, desenvolvido desde 2009 pelo IEB, em parceria com a ADAFAX, e apoio do Fundo Vale. O projeto busca contribuir com as ações de redução do desmatamento em São Félix do Xingu, estimulando o uso de recursos naturais de forma sustentável, por meio do fortalecimento institucional de lideranças ligadas aos pequenos agricultores.

Seminário – Políticas Públicas e Sustentabilidade

Data: 26 de junho de 2013

Horário: 8h às 18h

Local: Centro de Formação Nazaré (São Félix do Xingu, PA)

Informações: Ruth Corrêa – Coordenadora de projetos do IEB: (91) 8210-0330, (91) 3222-9363.

Ascom IEB Belém: Lucas Filho, 91 91001122, 82426307.

This post was published on 5 de agosto de 2013

Notícias recentes

Altamira sedia Reunião Ordinária do GT Xingu para alinhar ações ambientais

Imazon apresentou a PrevisIA e realizou a entrega de mapas de usos do solo O Ministério…

13 de agosto de 2025

Comunidades da Flota de Faro participam de curso para conduzir trilhas de turismo de base comunitária

Iniciativa reuniu moradores e moradoras das comunidades Português e Monte Sião para aprimorar técnicas de…

4 de agosto de 2025

Grilagem sem punição: somente 7% das decisões judiciais resultam em condenações na Amazônia

Estudo do Imazon analisou 526 decisões, envolvendo 193 réus em 78 processos, sendo a maioria…

31 de julho de 2025

Desmatamento cai 18% em junho de 2025, mas tendência no calendário anual segue em alta

Amazonas, Mato Grosso e Pará são responsáveis por 79% do total destruído Em junho de…

30 de julho de 2025

Imazon participa de oficina sobre estratégias para uma pecuária sustentável

Encontro reuniu diversas entidades para construir soluções integradas para pensar na relação entre produção pecuária…

29 de julho de 2025

Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Juruti

Trilha Tucunaré será lançada no dia 20 de julho durante a campanha nacional Um Dia…

18 de julho de 2025