Ação ocorrerá na APA Jará, em Juruti, unidade de conservação que também terá seu Plano de Manejo lançado

IMG 4327 scaled - Cerca de 4 mil filhotes de tartarugas amazônicas serão soltos por moradores do Pará neste sábado
Soltura de quelônios ocorre anualmente na APA Jará. Em 2022, foram liberados 3 mil animais (Foto: Daniel Govino/Imazon)

 

A história de amor dos paraenses pela fauna amazônica terá mais um capítulo emocionante neste sábado, dia 11 de março. Após recolher milhares de ovos de tartarugas e colocá-los em uma chocadeira artificial que construíram, residentes da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, localizada no município de Juruti, no Oeste do estado, soltarão cerca de 4 mil filhotes na natureza. Este é o maior número em 10 anos de trabalho. A ação ambiental também marcará um importante passo na proteção do território: o lançamento do seu Plano de Manejo, documento que orienta sobre como usar os recursos naturais da área para desenvolvê-la de forma sustentável.

A soltura desses quelônios é realizada com objetivo de ajudar na preservação desses animais ameaçados pela caça ilegal e pelo contrabando. Neste ano, a comunidade Núcleo do Lago Tucunaré espera receber também visitantes para o evento, que é aberto e contará com atividades esportivas e de lazer.

“Para nós é muito gratificante, como comunitários, como pessoas que moram na APA Jará, fazer esse trabalho. E eu procuro fazer olhando para o futuro, pensando nas crianças, pois sou pai de cinco e sempre converso com eles sobre a importância de preservar essas espécies e a natureza. Conseguimos coletar quase 4.740 ovos e vamos soltar 3.950 filhotes, o que é uma vitória. A gente faz o trabalho, mas a vitória é da natureza”, afirma Jorge Guimarães, um dos responsáveis pela ação.

Por ano, os jurutienses soltam cerca de 50 mil filhotes de tartarugas na natureza, conforme dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Titular da pasta, Nayme Lopes explica que atualmente as ações acontecem em 35 comunidades com apoio da prefeitura por meio do Programa Manejo de Quelônios de Juruti. “Nosso papel é recrutar cada vez mais comunidades para o programa, fornecendo não só o conhecimento, mas os materiais necessários para as atividades. Além do acompanhamento técnico durante todas as etapas”, explica.

 

IMG 4377 scaled - Cerca de 4 mil filhotes de tartarugas amazônicas serão soltos por moradores do Pará neste sábado
Atividade ajuda as crianças a entenderem a importância da preservação dos quelônios (Foto: Daniel Govino/Imazon)


Plano de Manejo ajudará no desenvolvimento sustentável

Quatro anos após a sua criação, em 2019, a APA Jará também ganhará neste sábado o seu Plano de Manejo, publicação que conta a história do território, explica suas características e estabelece como ele pode ser conservado, usado e desenvolvido de forma sustentável, incluindo um plano de ação até 2026. Isso porque o local é uma unidade de conservação municipal da categoria de uso sustentável, que permite moradores e a utilização de seus recursos naturais, desde que respeitando a natureza.

“A criação dessa área protegida representou um grande marco para a política de conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável na região amazônica, principalmente por abrigar quatro lagos com recursos pesqueiros fundamentais para a subsistência dos seus residentes: Jará, Tucunaré, Laguinho e Curumucuri. Além disso, por sua cobertura florestal e em regeneração, também contribui para a regulação do microclima local e oferece oportunidades para geração de renda a partir de produtos da sociobiodiversidade”, explica Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon e uma das autoras do Plano de Manejo.

 

DJI 0102 scaled - Cerca de 4 mil filhotes de tartarugas amazônicas serão soltos por moradores do Pará neste sábado
Vista aérea de parte da APA Jará, em Juruti, no Pará (Foto: Daniel Govino/Imazon)

 

Quanto à biodiversidade, na APA Jará já foram identificadas 230 espécies de animais e 119 de plantas, sendo algumas endêmicas, ou seja, que só existem na região. Já em relação aos moradores, atualmente residem cerca de 600 pessoas no território, de quatro comunidades: Santa Maria do Curumucuri, Bom Que Dói, Laguinho e Núcleo do Lago Tucunaré. Pessoas que participaram ativamente na construção do Plano de Manejo, que inclusive lista as demandas deles para a área. Conforme o documento, os residentes elencaram como prioridades a melhoria das estradas, do saneamento básico e do fornecimento de água potável.

“A APA Jará também está sobreposta a quatro assentamentos da reforma agrária, o que irá fortalecer a gestão territorial e ambiental dessas áreas, viabilizando projetos que beneficiarão seus moradores”, completa Jakeline.

Além disso, em seu entorno, o território beneficia diretamente 12,5 mil pessoas. E, devido ao alto potencial turístico, também pode impactar positivamente todo o Pará, principalmente com o desenvolvimento de projetos de Turismo Sustentável e de Base Comunitária.

 

COMO ACOMPANHAR

Ação de soltura de quelônios na APA Jará
Data: 11/03
Horário: 10:30
Local: Lago Tucunaré, na APA Jará, em Juruti
Programação extra: Disputa de rabetagem, torneios de futebol e sinuca, leilão e show com a banda M. Gonçalves
Estrutura de apoio ao turista: Serviço de bar e restaurante

Baixe aqui o Plano de Manejo da APA Jará


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR