Documento contém sete “Programas de Manejo” que foram elaborados de forma coletiva pelo Conselho Gestor da APA Jará, Prefeitura de Juruti e Imazon

23 05 22 Consulta publica do Plano de Manejo da APA Jara 4 - Elaborado com forte participação popular, Plano de Manejo da APA Jará é apresentado em Juruti
Quase 200 pessoas participaram da consulta pública.

 

Elaborado com forte participação popular, o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará foi apresentado durante consulta pública nesta segunda-feira (23), reunindo quase 200 pessoas de diferentes localidades e instituições, na sede da Aldeia Muirapinima, em Juruti, no oeste do Pará. O Plano é o documento que orienta gestores de uma Unidade de Conservação (UC) de acordo com o objetivo de sua criação, e tem foco no manejo adequado de uma área para proteger a sociobiodiversidade.

A APA Jará – que está inserida na categoria Uso Sustentável e permite a presença humana em seu interior – foi criada em dezembro de 2019 com três objetivos principais: ordenar um território de quase 5 mil hectares, garantir que a floresta possa ser conservada e  estimular iniciativas de geração de renda para os moradores. Por isso, no Plano estão descritas as regras que dispõem sobre o uso dos recursos naturais e as ações a serem realizadas entre os anos de 2022 a 2026, considerando os anseios das comunidades do interior da APA e de seu entorno. Um resumo pode ser conferido na Cartilha escrita para fácil acesso ao plano e que foi distribuída na consulta.

O Plano está estruturado em sete “Programas de Manejo”, que foram elaborados de forma coletiva pelo Conselho Gestor da APA Jará, Prefeitura de Juruti e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) a partir de dados e informações coletadas em audiências e oficinas nos anos de 2020 e 2021, com comunitários do município. Os programas são:

  • “Gestão da Unidade
  • “Geração de Conhecimento”
  • “Proteção dos Recursos Naturais”
  • “Manejo dos Recursos Naturais”
  • “Uso Público”
  • “Valorização da Comunidade”
  • “Efetividade de Gestão”

 

IMG 1482 scaled e1654539630917 300x276 - Elaborado com forte participação popular, Plano de Manejo da APA Jará é apresentado em Juruti
A pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira

 

Na consulta pública, cada um destes tópicos foi explicado para que a população pudesse compreendê-los e comentá-los, bem como o processo que levou à criação destes componentes. A pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira, responsável pela implementação da APA Jará, destacou que o Plano de Manejo é uma ferramenta que garante a melhoria na qualidade de vida da população jurutiense, por conter as normas que ajustam o uso desta grande área da cidade, onde residem mais de 120 famílias no interior e cerca de 2.800 no entorno (até 10 km).

 

“Os programas reúnem ações para melhorar a agricultura, a pecuária e o extrativismo. Também para planejar a questão do turismo de base comunitária e turismo pesqueiro, além dos componentes de comunicação e educação ambiental. Com isso, poderemos ter uma sociedade fortalecida e ciente de seus direitos e deveres dentro da Unidade de Conservação”, explicou Jakeline Pereira.

 A criação da APA Jará foi necessária para conter o avanço do desmatamento e barrar a notória redução de espécies animais e vegetais, muito relatada pelos moradores. Por isso, durante a consulta pública, a secretária municipal de meio ambiente, Nayme Couto, reforçou a importância de um plano sistematizado para combater os danos ambientais. “O Plano de Manejo vem contribuir com a gestão, já que nos guia com medidas para frear o desmatamento, conservando o meio ambiente, preservando as espécies que habitam essas áreas”, disse.

Diálogos

Durante os diálogos, os temas mais discutidos foram a elaboração de um acordo de pesca para o Lago Jará e medidas para a recuperação das áreas degradadas. O morador da comunidade Tucunaré e membro do Conselho Gestor, Jorge Guimarães, que atua como voluntário em projetos socioambientais no município, enfatizou a necessidade de se regular a pesca artesanal.

“Existiam muitas espécies de peixe, não só o peixe, mas também de quelônios, paca, tatu, cutia. Aí começamos a ter problemas com a ocupação desordenada dos terrenos e pesca e caça predatórias. Por isso, precisamos de um acordo para o lago Jará, para que volte a ser como era há 40 anos, quando a natureza era conservada”, comentou Jorge Guimarães.

Com este mesmo propósito, a gerente de Relações Comunitárias da Alcoa, Bárbara Almeida, destacou que a mineradora vem investindo de forma crescente em iniciativas que possibilitem a qualidade de vida dos moradores de Juruti. “Por meio da Fundação Alcoa, temos investido na APA Jará como um modelo de conservação da biodiversidade, pensando ainda na geração do trabalho e renda em uma área urbana”, comentou.

A Promotoria de Justiça de Juruti, por meio do promotor de Justiça Nadilson Portilho Gomes, também participou da consulta pública. O promotor destacou que o Plano de Manejo “é um documento que interessa a todos por possibilitar melhoria na qualidade de vida agora e também para as futuras gerações”, disse.

 

IMG 1462 1024x683 - Elaborado com forte participação popular, Plano de Manejo da APA Jará é apresentado em Juruti

 

Saiba mais

Veja aqui a íntegra do decreto de criação da APA Jará

Imazon realiza consulta pública para criação de unidade de conservação em Juruti

Resumo executivo do estudo de viabilidade técnica para a criação da APA do Jará

Área rica em espécies da fauna silvestre é diagnosticada em Juruti

Instituições de Juruti se unem para proteger o Lago Jará

Conselho Gestor da APA Jará é criado em Juruti

Imazon realiza oficina do Plano de Manejo da APA Jará

Comunidade solta mais de 3 mil quelônios na APA Jará, em Juruti


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR