Desmatamento na Amazônia cresce 24% no primeiro semestre de 2020, aponta sistema de monitoramento do Imazon

facebook - Desmatamento na Amazônia cresce 24% no primeiro semestre de 2020, aponta sistema de monitoramento do Imazonfacebook - Desmatamento na Amazônia cresce 24% no primeiro semestre de 2020, aponta sistema de monitoramento do Imazonlinkedin - Desmatamento na Amazônia cresce 24% no primeiro semestre de 2020, aponta sistema de monitoramento do Imazonlinkedin - Desmatamento na Amazônia cresce 24% no primeiro semestre de 2020, aponta sistema de monitoramento do Imazonwhatsapp - Desmatamento na Amazônia cresce 24% no primeiro semestre de 2020, aponta sistema de monitoramento do Imazonwhatsapp - Desmatamento na Amazônia cresce 24% no primeiro semestre de 2020, aponta sistema de monitoramento do Imazonx - Desmatamento na Amazônia cresce 24% no primeiro semestre de 2020, aponta sistema de monitoramento do Imazonx - Desmatamento na Amazônia cresce 24% no primeiro semestre de 2020, aponta sistema de monitoramento do Imazona2a - Desmatamento na Amazônia cresce 24% no primeiro semestre de 2020, aponta sistema de monitoramento do Imazona2a - Desmatamento na Amazônia cresce 24% no primeiro semestre de 2020, aponta sistema de monitoramento do Imazon

De acordo com dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, no primeiro semestre deste ano, a Amazônia totalizou 2.544 km² de área desmatada, um aumento de 24% comparado ao primeiro semestre do ano passado. É o segundo maior valor acumulado em um semestre desde 2010. Só no último mês de junho, a Amazônia perdeu 822 km² de floresta, uma área duas vezes maior do que o tamanho da cidade de Belo Horizonte.

O Pará lidera o ranking dos estados que mais desmataram a Amazônia com 43% do total. Em seguida estão Amazonas (21%), Mato Grosso (14%), Rondônia (14%), Acre (7%) e Roraima (1%). Ainda segundo o monitoramento, apenas dez municípios foram responsáveis por metade de todo o desmatamento na Amazônia em junho. Altamira, no Pará, encabeça a lista dos municípios campeões de derrubada de floresta. Na sequência estão Porto Velho (RO), Novo Progresso (PA) e Itaituba (PA).

Em junho, o desmatamento também avançou por Unidades de Conservação na Amazônia. A Florex Rio-Preto Jacundá (RO) foi a mais desmatada no mês de junho com 47 km² de área destruída. Em seguida, vem a APA Triunfo do Xingu (PA), com 27 km², e Flona do Jamanxim (PA), com 23 km². As Terras Indígenas que mais foram alvo do desmatamento ilegal são Apyterewa, Mundurucu e Kayapó, todas no Pará. 

Degradação – Em junho deste ano, foram detectados 213 km² de área degradada na Amazônia: Mato Grosso aparece no topo da lista de estados com 73%, seguido por Pará (25%), Rondônia (1%) e Roraima (1%). A degradação é caracterizada pela extração seletiva das árvores, normalmente para fins de comercialização de madeira, e pelas queimadas. 

SAD – O Sistema de Alerta de Desmatamento é uma ferramenta de monitoramento, baseada em imagens de satélites, desenvolvida pelo Imazon para reportar mensalmente o ritmo do desmatamento e da degradação florestal da Amazônia. Operando desde 2008, atualmente o SAD utiliza os satélites Landsat 7 (sensor ETM+), Landsat 8 (OLI), Sentinel 1A e 1B, e Sentinel 2A e 2b (MSI) com os quais é possível detectar desmatamentos a partir de 1 hectare mesmo sob condição de nuvens. 

Imazon – O Imazon é um instituto brasileira de pesquisa, sem fins lucrativos, composto por pesquisadores brasileiros, fundado em Belém há 30 anos. Através do sofisticado Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), a organização realiza, há mais de uma década, o trabalho de monitoramento e divulgação de dados sobre o desmatamento e degradação da Amazônia Legal, fornecendo mensalmente alertas independentes e transparentes para orientar mudanças de comportamento que resultem em reduções significativas da destruição das florestas em prol de um desenvolvimento sustentável.

Leia o boletim completo aqui.

Entenda mais sobre o SAD aqui,

This post was published on 17 de julho de 2020

Notícias recentes

Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonização

Atividade promoveu reflexão sobre descobertas recentes da arqueologia que provam que os indígenas vivam em…

4 de junho de 2025

Segunda edição do IPS Brasil destaca desigualdades e avanços no país

Índice de Progresso Social (IPS) analisa 5.570 municípios com base em indicadores sociais e ambientais,…

29 de maio de 2025

Desmatamento da Amazônia cresce 18% de agosto a abril

Perda de floresta chegou aos 2.530 km² nos primeiros nove meses do chamado “calendário de…

29 de maio de 2025

Nota em solidariedade à ministra Marina Silva

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, movimento multissetorial composto por mais de 400 representantes…

28 de maio de 2025

Imazon apresenta plataforma PrevisIA no 1° Congresso sobre Justiça Climática e Sustentabilidade do MPPA

Ferramenta que usa inteligência artificial para prever áreas sob risco de desmatamento foi destaque na…

27 de maio de 2025

Um passo decisivo rumo ao Mosaico Norte do Pará

Povos tradicionais constroem, junto com organizações governamentais e civis, plano de trabalho para oficializar o…

23 de maio de 2025