O que é o SAD?
O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) é uma ferramenta de monitoramento da Amazônia Legal baseada em imagens de satélites, desenvolvida pelo Imazon em 2008, para reportar mensalmente o ritmo da degradação florestal e do desmatamento na região.

Como o sistema diferencia degradação e desmatamento?
O sistema detecta a degradação florestal quando ocorrem danos nas áreas por ação da exploração madeireira ou do fogo. Já o desmatamento é identificado quando ocorre o corte raso da floresta, geralmente associado à conversão da área para pecuária, agricultura ou garimpo.

Quais satélites são usados?
O SAD utiliza atualmente os satélites Landsat 7 e 8, da NASA, e Sentinel 1A, 1B, 2A e 2B, da Agência Espacial Européia (ESA). Ambos são de domínio público, ou seja: seus dados podem ser usados por qualquer pessoa ou instituição.

As nuvens podem prejudicar as detecções?
Sim, pois as nuvens podem ficar sobrepostas às áreas degradadas ou desmatadas. Por isso, para aumentar a capacidade de detecção dos danos florestais mesmo quando há muitas nuvens, o SAD também utiliza imagens de radar dos satélites Sentinel 1.

Qual o menor tamanho das áreas detectadas?
O SAD detecta degradações florestais ou desmatamentos que ocorreram em áreas a partir de 1 hectare, o que equivale a aproximadamente 1 campo de futebol.

Qual o período de coleta das imagens?
O SAD leva em conta detecções de degradação florestal e desmatamento que ocorreram entre o primeiro e o último dia do mês.

Como é feito o processamento das imagens?
O processamento das imagens é automático, seguido de validação dos resultados por analistas para eliminar eventuais ruídos.

Qual o período de processamento das imagens?
Combinando os satélites utilizados pelo SAD, é possível voltar a enxergar a mesma área a cada 5 a 8 dias. Por isso, para que as detecções sejam as mais atualizadas possíveis, o SAD prioriza o processamento de imagens adquiridas na última semana de cada mês. Isso permite que, caso uma área tenha sido degradada no início do mês e, depois, desmatada no final do mês, ela seja identificada como desmatamento no dado final.

Qual o período de atualização das imagens de degradação detectadas em meses anteriores?
As áreas identificadas com degradação florestal são monitoradas nos meses subsequentes e só deixam de ser observadas pelo sistema se forem convertidas em desmatamento. Esse monitoramento contínuo evita que áreas degradadas em um mês e desmatadas posteriormente deixem de ser contabilizadas nos dados mensais de desmatamento.

O SAD monitora a degradação florestal ou o desmatamento em florestas secundárias?
Não, o SAD detecta e reporta a degradação florestal e o desmatamento apenas nas florestas primárias.

O SAD analisa a legalidade da degradação florestal e do desmatamento?
Não, o SAD apenas detecta as áreas degradadas e desmatadas, sem fazer a análise da legalidade.

_____

Sobre o Imazon
O Imazon é um instituto de pesquisa sem fins lucrativos fundado há 31 anos em Belém, no Pará. Composto por cientistas brasileiros, tem como missão promover a conservação e o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Há mais de uma década, o Imazon realiza o trabalho de monitoramento e de divulgação de dados sobre o desmatamento e a degradação do bioma, com objetivo de orientar mudanças que busquem reduzir a destruição da floresta. O instituto já publicou mais de 700 estudos em revistas científicas internacionais e mais de 100 livros e guias disponibilizados gratuitamente em imazon.org.br.

 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR