“Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazon

facebook - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazonfacebook - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazonlinkedin - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazonlinkedin - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazonwhatsapp - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazonwhatsapp - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazonx - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazonx - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazona2a - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazona2a - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazon

 

luciano 2 1024x599 - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazonluciano 2 1024x599 - “Domingão com Huck” é gravado no Norte do Pará com apoio do Imazon
O apresentador Luciano Huck em Cachoeira Porteira, entrevistando os moradores.

 

Para conhecer as histórias das populações que protegem a floresta na região Norte do Pará, o apresentador da Rede Globo Luciano Huck esteve no território quilombola Cachoeira Porteira e na aldeia Tauanã, em Oriximiná, para gravações do programa “Domingão com Huck“. As filmagens foram realizadas com apoio do Imazon durante os dias 19 e 22 de outubro. 

O programa vai ao ar no dia 21 de novembro e contará a história do quilombola maranhense Raimundo Leite,  que é fundador da TV Quilombo. Ele nasceu no Quilombo Rampa, localizado a 172 quilômetros de São Luís, capital maranhense.

No Pará, Huck e Raimundo entrevistaram moradores que contaram a história da formação dos quilombos de Oriximiná, bem como sua maneira de utilizar a floresta de forma sustentável. Indígenas da aldeia Tauanã, na Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana, também relataram como usam e cuidam do maior bloco de áreas protegidas do mundo. O Imazon colaborou com suporte logístico e acompanhou todos os passos do apresentador, que teve ao seu lado a pesquisadora Jakeline Pereira como guia.

A pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira e o quilomola Raimundo Leite, do Maranhão.

Huck foi até o Norte do Pará também para mostrar que preservar a floresta amazônica é garantir a manutenção do equilíbrio climático global, já que a região abriga um bloco de áreas protegidas com 22 milhões de hectares. Conservação que impacta diretamente na redução das emissões de gases do efeito estufa e garante, por exemplo, a manutenção do regime de chuvas no Sul e no Sudeste.

“Luciano foi conhecer esse bloco, ver que temos uma área preservada e que os povos da floresta são fundamentais para manter viva a Amazônia”, relata a pesquisadora.

Em vídeo para as redes sociais feito numa das cachoeiras do rio Trombetas, o apresentador destacou que a região foi uma das mais bonitas que ele já visitou em toda a vida.  

Todas as pessoas envolvidas na gravação já estão vacinadas e foram testadas antes de viajar ao Pará.

 

Luciano e Raimundo na aldeia Taunã.

 

This post was published on 28 de outubro de 2021

Notícias recentes

Auditorias do TAC da Carne buscam garantir a conformidade socioambiental na pecuária da Amazônia

Evento em Brasília apresentou os resultados do 2º ciclo unificado de auditorias e reforçou a…

15 de maio de 2025

Atricon e Imazon firmam acordo para o fortalecimento de ações ambientais

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) assinou, nesta terça-feira (13),…

13 de maio de 2025

Imazon participa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Instituto dialogou sobre reflorestamento e adaptação climática em Brasília A 5ª Conferência Nacional do Meio…

12 de maio de 2025

Geojornalismo: como investigar o desmatamento na prática

Clique aqui para baixar os slides da oficina

9 de maio de 2025

Goleada contra a desinformação

Central da COP levou folhetos educativos e um vídeo sobre a Conferência das Partes para…

9 de maio de 2025

Central da COP faz tabelinha de clima com futebol na final do Parazão

Iniciativa do Observatório do Clima que leva ao público informações sobre mudanças climáticas de maneira…

6 de maio de 2025