WhatsApp Image 2021 07 22 at 20.02.12 - Estudo de qualidade da água na APA Jará é realizado pelo Imazon e Prefeitura de Juruti
Amostras de água foram coletadas nos lagos da APA Jará.

 

Amostras de águas dos lagos Jará, Tucunaré, Laguinho e Curumucuri foram coletadas na última quinta-feira (22) para a realização de estudo de qualidade, com o objetivo de testar se a água é apropriada para consumo humano e para uso recreativo dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, em Juruti, no oeste do Pará. A ação foi uma iniciativa do Imazon em parceria com a Prefeitura Municipal, com apoio da Alcoa Foundation.

A coleta foi realizada por técnicos contratados pelo Imazon e por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juruti. Ao todo, foram coletadas oito amostras em pontos diversos dos quatro lagos para análises dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos. A expectativa é informar a comunidade sobre a qualidade da água para que os lagos possam ser usufruídos por todos de forma segura.

“Este estudo atende a uma demanda dos moradores que vivem dentro e no entorno da APA Jará. O resultado está sendo muito aguardado por essas pessoas, pois muitas delas têm nos lagos a sua fonte de renda, de alimento e também de lazer. No entanto, nos últimos anos, algumas delas têm evitado o contato com a água dos lagos por não se sentirem seguros quanto à sua qualidade”, explica Renan Moura, pesquisador do Imazon.

O pesquisador informa ainda que o resultado estará disponível para acesso público na segunda semana de agosto. Leia mais sobre a Área de Proteção Ambiental Jará aqui.

 

WhatsApp Image 2021 07 22 at 20.02.13 - Estudo de qualidade da água na APA Jará é realizado pelo Imazon e Prefeitura de Juruti
Objetivo é informar à comunidade sobre a qualidade da água.

Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR