Com atividades físicas, culturais e educativas, eventos buscaram sensibilizar a população para a importância da áreas protegidas

WhatsApp Image 2021 07 17 at 11.30.38 e1626795303931 - Pará adere à campanha Um Dia no Parque com centenas de participantes
Em Juruti, os participantes tiveram aula de ritmos.

 

As atividades da campanha Um Dia no Parque no Pará, mobilizadas pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), tiveram grande adesão no sábado (17) e no domingo (18). Em Juruti, no oeste do estado, cerca de 80 pessoas participaram da programação com passeio ciclístico, aula de ritmos, oficina de educação ambiental e dança com os grupos culturais “Tribo Munduruku” e “Tribo Muirapinima”, no Oásis Caranã. Realizada em parceria com a Prefeitura de Juruti e apoio da Alcoa Foundation, o objetivo foi sensibilizar a sociedade para os benefícios da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, criada em 2019.

“Nosso objetivo é que a APA Jará possa ser mais conhecida em Juruti e que a sociedade se engaje em defesa desse território, que contribui para conter as ocupações ilegais, o desmatamento, a degradação, a caça e a pesca predatórias, além de servir como proteção de nascentes, rios, igarapés e lagos. Durante a atividade, o Imazon e a Prefeitura de Juruti forneceram álcool em gel e máscara aos participantes das ações, além de orientações sobre o distanciamento”, explica Renan Moura, pesquisador do Imazon.

WhatsApp Image 2021 07 18 at 21.32.59 - Pará adere à campanha Um Dia no Parque com centenas de participantes
No Parque Estadual de Monte Alegre, os visitantes realizaram uma expedição pelo parque.

 

Já em Monte Alegre, também no oeste do Pará, a campanha direcionou os visitantes até o Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA), em parceria com com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio) – órgão gestor das Unidades de Conservação do estado e parceiro do Imazon na realização da campanha. A pesquisadora Jakeline Pereira acompanhou as atividades e também proferiu uma palestra sobre a importância das Áreas Protegidas na preservação da Amazônia. 

“O Pará aderiu à campanha e realizou eventos presenciais dentro das condições sanitárias. Muitas pessoas no PEMA estiveram lá pela primeira vez para conferir a beleza do parque e ficar mais perto da natureza. Cerca de 150 pessoas participaram da programação, sendo divididas em grupos de 10 para poderem caminhar pelas trilhas e visitar os atrativos do parque, como as pinturas rupestres com cerca de 11,2 mil anos. Também houve a inauguração de um novo atrativo, um monolito de arenito, fotografado pela primeira vez há mais de 100 anos”, explicou Jakeline Pereira

Em Marituba, na região Metropolitana de Belém, cerca de 200 pessoas participaram da campanha no REVIS Metrópole da Amazônia e desfrutaram de atividades como aeróbica, caminhada, ciclismo, observação de animais e plantas, aula de alongamento, feirinha de comidas típicas e artesanatos e a contemplação da paisagem. Na capital, no Marituba, as trilhas animaram os visitantes, após algum tempo suspensas. O Imazon também distribuiu um presente a quem estava de saída do parque, com artes tipo lambes de imagens da região Norte do Pará, que estão disponíveis para download gratuito no site do Imazon.

up ag 29946 823346ab 9770 fafc 2fa2 eed5cc49a72c - Pará adere à campanha Um Dia no Parque com centenas de participantes
No Parque Estadual do Utinga, as trilhas guiadas reuniram grupos de amantes da natureza.

 

De acordo com Socorro Almeida, diretora de Áreas Protegidas do IDEFLOR-Bio, o objetivo deste ano era realizar uma programação extensa, para que as pessoas pudessem sentir de perto a natureza, mas ainda não foi possível devido à pandemia da Covid-19. “Esperamos que no evento do ano que vem possamos proporcionar um grande encontro neste dia, para que mais brasileiros possam ver de perto a grandiosidade de uma floresta, com seus rios, fauna e flora”, disse a diretora. 

Próximas atividades

Na quinta-feira (22), gestores da Área de Proteção Ambiental do Marajó e do Parque Estadual Charapucu, em Afuá, realizarão a live “Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Marajó”, com acesso gratuito. Já o Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas (PESAM), em São Geraldo do Araguaia, irá realizar na próxima segunda-feira (26) uma programação com crianças e trilhas para celebrar a campanha Um Dia no Parque. 

CONFIRA

22/07
Área de Proteção Ambiental do Marajó e Parque Estadual Charapucu – Afuá (PA)
Das 15h às 17h
LIVE: “Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Marajó”
Palestrantes: Adriele de Fátima Barbosa (UEPA) e Alzira Araújo (IDEFLOR-Bio)
Local: Plataforma Google Meet – link a ser divulgado pelo IDEFLOR-Bio

26/07
Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas – PESAM
8h – Encontro com as crianças das escolas da APA Araguaia
8h30min – Deslocamento para a Trilha do Monitoramento da Biodiversidade
9h – Início da trilha do Monitoramento da Biodiversidade
12h – Almoço
13h – Banho nas Cachoeiras do PESAM e APA Araguaia
16h – Encerramento

Texto: Dominik Giusti/Comunicação Imazon – com informações do IDEFLOR-Bio


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR