Amostras de águas dos lagos Jará, Tucunaré, Laguinho e Curumucuri foram coletadas na última quinta-feira (22) para a realização de estudo de qualidade, com o objetivo de testar se a água é apropriada para consumo humano e para uso recreativo dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, em Juruti, no oeste do Pará. A ação foi uma iniciativa do Imazon em parceria com a Prefeitura Municipal, com apoio da Alcoa Foundation.
A coleta foi realizada por técnicos contratados pelo Imazon e por servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juruti. Ao todo, foram coletadas oito amostras em pontos diversos dos quatro lagos para análises dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos. A expectativa é informar a comunidade sobre a qualidade da água para que os lagos possam ser usufruídos por todos de forma segura.
“Este estudo atende a uma demanda dos moradores que vivem dentro e no entorno da APA Jará. O resultado está sendo muito aguardado por essas pessoas, pois muitas delas têm nos lagos a sua fonte de renda, de alimento e também de lazer. No entanto, nos últimos anos, algumas delas têm evitado o contato com a água dos lagos por não se sentirem seguros quanto à sua qualidade”, explica Renan Moura, pesquisador do Imazon.
O pesquisador informa ainda que o resultado estará disponível para acesso público na segunda semana de agosto. Leia mais sobre a Área de Proteção Ambiental Jará aqui.
This post was published on 23 de julho de 2021
Paulo Barreto* e Fernanda da Costa** As mudanças climáticas têm se tornado uma realidade desafiadora,…
Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…
Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…
Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…
Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…
Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…