A campanha, que será realizada nacionalmente no dia 21 de julho, convida os brasileiros para frequentarem áreas verdes protegidas
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. Mais de duas mil Unidades de Conservação ajudam a proteger o ecossistema e a história do país. A fim de promover a consciência ambiental e incentivar a visitação nessas áreas, a campanha Um dia no Parque, iniciativa da Coalizão Pró UCs, realizará programações em diversos Parques Ambientais no país, no próximo dia 21 de julho. No Pará, o Parque Estadual de Monte Alegre e a Floresta Estadual de Faro receberão atividades promovidas pelo Imazon.
Esta é a segunda edição do evento. Um dia designado para que as pessoas possam conhecer, visitar, aproveitar, conectar-se e apaixonar-se pela natureza. O objetivo da campanha é mostrar aos brasileiros que Unidades de Conservação são lugares mágicos, especiais, que protegem toda a nossa biodiversidade e que estão ao alcance de todos. Um dos objetivos do evento também é criar uma cultura de visitação e conscientização a respeito da importância destas áreas para a qualidade de vida de todos. Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon, explica a importância da campanha: “nós idealizamos a campanha para que a sociedade conheça e use, pois somente assim ela irá entender a real importância de uma Unidade de Conservação”.
Parque Estadual de Monte Alegre
O Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA) é uma das nove UCs de Proteção Integral do Estado do Pará, criada em 2001 por meio de Lei Estadual. Foi a primeira UC criada no estado com a participação da sociedade local. São mais de 20 mil km2 de natureza, localizados na Zona Rural do município de Monte Alegre.
Dentre os atrativos locais, estão: Gruta da Capela, Gruta da Pedra Pintada, Serra da Lua, Pedra do Mirante, entre outros. As atividades começaram cedo, com passeio e minipalestra.
Confira a programação:
Manhã: 9h às 12h
Tarde: 15h às 17h
Fotos: Flávia Abtibol
Floresta Estadual de Faro
A Flota de Fato ocupa mais de 600 mil hectares e abriga milhares de plantas e animais que só existem nessa região da Terra. Quase toda a área é coberta por florestas bem conservadas, além de rios extensos, como o Nhamundá e Mapuera. No interior da floresta também são praticadas atividades econômicas, como agricultura, pesca, coleta de castanha-do-Pará, extração de madeira e pequenas criações de gado. A Flota fica localizada na margem esquerda do Rio Nhamundá, na Zona Rural do município de Faro.
A programação será realizada no Centro Comunitário de Gestão Integrada da Flota de Faro, no horário de 7h30 às 19h. Haverá apresentação cultural do Grupo Parauara, visita à comunidade, trilhas, recreação pedagógica infantil, plantio de mudas, corrida de canoa e vivência de fabricação de farinha. Para participar dessas atividades, é preciso inscrever-se antecipadamente na Sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Faro ou por meio do telefone: (91) 99113-8926 (Eli Franco).
Para chegar até a Flota, os participantes terão direito à saída de barco do Porto Municipal de Faro, no dia anterior – 20 de julho – às 22h, e retornarão no dia 21 às 18h. Não haverá custo de transporte nem de alimentação.
Fotos: Rafael Araújo
Participe!
Para mais informações, acesse a página da campanha.
Confira aqui os parques participantes e as programações completas.
—
Imazon – O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia foi fundado em 1990 e, desde então, se tornou referência internacional em pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável na região. A organização possui quase 800 estudos publicados e tem experiências na garantia da sustentabilidade na Amazônia. Há 13 anos, o Imazon atua na implementação de Áreas Protegidas na região da Calha Norte, também no Pará.
This post was published on 17 de julho de 2019
Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…
Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…
Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…
Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…
Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…
Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…