Faro e Monte Alegre receberão programações da Campanha Um dia no Parque pelo Imazon

A campanha, que será realizada nacionalmente no dia 21 de julho, convida os brasileiros para frequentarem áreas verdes protegidas

 

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. Mais de duas mil Unidades de Conservação ajudam a proteger o ecossistema e a história do país. A fim de promover a consciência ambiental e incentivar a visitação nessas áreas, a campanha Um dia no Parque, iniciativa da Coalizão Pró UCs, realizará programações em diversos Parques Ambientais no país, no próximo dia 21 de julho. No Pará, o Parque Estadual de Monte Alegre e a Floresta Estadual de Faro receberão atividades promovidas pelo Imazon.

Esta é a segunda edição do evento. Um dia designado para que as pessoas possam conhecer, visitar, aproveitar, conectar-se e apaixonar-se pela natureza. O objetivo da campanha é mostrar aos brasileiros que Unidades de Conservação são lugares mágicos, especiais, que protegem toda a nossa biodiversidade e que estão ao alcance de todos. Um dos objetivos do evento também é criar uma cultura de visitação e conscientização a respeito da importância destas áreas para a qualidade de vida de todos. Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon, explica a importância da campanha: “nós idealizamos a campanha para que a sociedade conheça e use, pois somente assim ela irá entender a real importância de uma Unidade de Conservação”.

 

Parque Estadual de Monte Alegre
O Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA) é uma das nove UCs de Proteção Integral do Estado do Pará, criada em 2001 por meio de Lei Estadual. Foi a primeira UC criada no estado com a participação da sociedade local. São mais de 20 mil km2 de natureza, localizados na Zona Rural do município de Monte Alegre.

Dentre os atrativos locais, estão: Gruta da Capela, Gruta da Pedra Pintada, Serra da Lua, Pedra do Mirante, entre outros. As atividades começaram cedo, com passeio e minipalestra.

Confira a programação:

Manhã: 9h às 12h

  • Passeio dos alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) no PEMA
  • Mini palestra sobre o Parque
  • Distribuição de mudas

 

Tarde: 15h às 17h

  • Palestra sobre a Importância do Parque Estadual Monte Alegre com Mazinho Brito e Ilivaldo Castro
  • Concurso de Desenhos sobre as pinturas rupestres no auditório do Complexo de Visitantes do Parque (premiação para o melhor desenho)
  • Exposição de fotos e filmagens sobre o Parque feita pelo Instituto Pedra Pintada de Arte e Cultura (IPPAC), que também poderá ser visitada durante a semana toda

Fotos: Flávia Abtibol

Floresta Estadual de Faro
A Flota de Fato ocupa mais de 600 mil hectares e abriga milhares de plantas e animais que só existem nessa região da Terra. Quase toda a área é coberta por florestas bem conservadas, além de rios extensos, como o Nhamundá e Mapuera. No interior da floresta também são praticadas atividades econômicas, como agricultura, pesca, coleta de castanha-do-Pará, extração de madeira e pequenas criações de gado. A Flota fica localizada na margem esquerda do Rio Nhamundá, na Zona Rural do município de Faro.

A programação será realizada no Centro Comunitário de Gestão Integrada da Flota de Faro, no horário de 7h30 às 19h. Haverá apresentação cultural do Grupo Parauara, visita à comunidade, trilhas, recreação pedagógica infantil, plantio de mudas, corrida de canoa e vivência de fabricação de farinha. Para participar dessas atividades, é preciso inscrever-se antecipadamente na Sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Faro ou por meio do telefone: (91) 99113-8926 (Eli Franco).

Para chegar até a Flota, os participantes terão direito à saída de barco do Porto Municipal de Faro, no dia anterior – 20 de julho – às 22h, e retornarão no dia 21 às 18h. Não haverá custo de transporte nem de alimentação.

Fotos: Rafael Araújo

Participe!

Para mais informações, acesse a página da campanha.
Confira aqui os parques participantes e as programações completas.

 

Imazon – O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia foi fundado em 1990 e, desde então, se tornou referência internacional em pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável na região. A organização possui quase 800 estudos publicados e tem experiências na garantia da sustentabilidade na Amazônia. Há 13 anos, o Imazon atua na implementação de Áreas Protegidas na região da Calha Norte, também no Pará.

This post was published on 17 de julho de 2019

Notícias recentes

Desmatamento em Terras Indígenas da Amazônia é o menor em seis anos

A diminuição da devastação em TI’s é uma boa notícia em comemoração ao Dia dos…

17 de abril de 2024

Primeiro bimestre de 2024 tem menor desmatamento dos últimos seis anos

Derrubada da floresta em janeiro e fevereiro chegou a 196 km², 63% a menos do…

18 de março de 2024

Ano de 2024 começa com queda de 60% no desmatamento da Amazônia

Roraima foi o estado com a maior área derrubada em janeiro, seguido de Mato Grosso…

21 de fevereiro de 2024

Mais de 90 agricultoras e agricultores familiares do Pará recebem formação em restauração florestal

Um grupo dos formandos foram contemplados com insumos agrícolas e vão implantar Sistemas Agroflorestais (SAFs)…

1 de fevereiro de 2024

Desmatamento em áreas protegidas cai quase quatro vezes na Amazônia em 2023

Devastação em de terras indígenas e unidades de conservação passou de 1.431 km² em 2022…

22 de janeiro de 2024

Aniversário de Belém: Conheça 20 contribuições do Imazon para tornar a cidade mais sustentável

  Segunda capital mais antiga da Amazônia, Belém chega aos 408 anos nesta sexta-feira, 12…

11 de janeiro de 2024