Fórum Paraense quer Agenda de Mudanças Climáticas no Estado a partir de 2015

O Fórum Paraense de Mudanças Climáticas (FPMC) reúne-se nesta terça (16 de dezembro de 2015), para discutir uma proposta de Agenda Mínima no tema de Mudanças do Clima para o Estado. Os membros do Fórum, que inclui órgãos do Poder Público Estadual, organizações não governamentais, universidades, setor privado e movimentos sociais, pretendem apresentar ao Governo do Estado um documento com sugestões para ampliar e organizar a atuação do Pará no tema de mudanças climáticas.

“Já existem ações em andamento para mitigação de mudanças climáticas no Estado, especialmente para redução do desmatamento, que hoje é a principal fonte de emissões de gases do efeito estufa no Pará”, afirma Wendell Andrade, assessor técnico da Sema, que representou o Governo do Estado na Conferência do Clima ocorrida em Lima, Peru, entre 01 e 12 de dezembro.

Os membros do FPMC reconhecem os esforços já existentes para redução do desmatamento, mas apontam que há mais a ser feito. “O Pará precisa definir sua política estadual de mudanças do clima e incluir ações de adaptação aos efeitos das alterações climáticas. O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas apontou, por exemplo, cenários de variação de temperatura de 3º a 5ºC no Pará em relação às médias de 1961-1990. O estado precisa se preparar para os efeitos dessas alterações”, destacou Brenda Brito, pesquisadora do Imazon, que representa o Observatório do Clima no Fórum Paraense.

O Fórum também ressaltou o papel das universidades e centros de pesquisa no esforço de combate e preparação a mudanças do clima. “Há vários estudos nas universidades do Pará que podem orientar ações de mitigação e adaptação de mudanças climáticas no Estado. Precisamos aproximar esse conhecimento acadêmico das ações de governo”, reforçou Norma Beltrão, professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O documento com a proposta de agenda mínima de mudanças climáticas no Estado está em revisão pelos membros do Fórum Paraense e deve ser finalizado para entrega ao Governo do Estado em Janeiro de 2015.

This post was published on 16 de dezembro de 2014

Notícias recentes

Desmatamento e degradação têm sexto mês consecutivo de aumento na Amazônia

Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…

19 de dezembro de 2024

PrevisIA: inteligência artificial aponta 6,5 mil km² com risco de desmatamento na Amazônia em 2025

Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…

16 de dezembro de 2024

Curso de extensão Amazônia 2030 está com inscrições abertas e bolsas de estudo

Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…

6 de dezembro de 2024

TEDxAmazônia: ideias transformadoras para o futuro da floresta e do planeta

Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…

27 de novembro de 2024

Desmatamento e degradação aumentam pelo quinto mês consecutivo na Amazônia

Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…

26 de novembro de 2024

6ª PROTEJA Talks em Manaus reúne mais de 200 pessoas em formato híbrido

Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…

25 de novembro de 2024