O Fórum Paraense de Mudanças Climáticas (FPMC) reúne-se nesta terça (16 de dezembro de 2015), para discutir uma proposta de Agenda Mínima no tema de Mudanças do Clima para o Estado. Os membros do Fórum, que inclui órgãos do Poder Público Estadual, organizações não governamentais, universidades, setor privado e movimentos sociais, pretendem apresentar ao Governo do Estado um documento com sugestões para ampliar e organizar a atuação do Pará no tema de mudanças climáticas.
“Já existem ações em andamento para mitigação de mudanças climáticas no Estado, especialmente para redução do desmatamento, que hoje é a principal fonte de emissões de gases do efeito estufa no Pará”, afirma Wendell Andrade, assessor técnico da Sema, que representou o Governo do Estado na Conferência do Clima ocorrida em Lima, Peru, entre 01 e 12 de dezembro.
Os membros do FPMC reconhecem os esforços já existentes para redução do desmatamento, mas apontam que há mais a ser feito. “O Pará precisa definir sua política estadual de mudanças do clima e incluir ações de adaptação aos efeitos das alterações climáticas. O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas apontou, por exemplo, cenários de variação de temperatura de 3º a 5ºC no Pará em relação às médias de 1961-1990. O estado precisa se preparar para os efeitos dessas alterações”, destacou Brenda Brito, pesquisadora do Imazon, que representa o Observatório do Clima no Fórum Paraense.
O Fórum também ressaltou o papel das universidades e centros de pesquisa no esforço de combate e preparação a mudanças do clima. “Há vários estudos nas universidades do Pará que podem orientar ações de mitigação e adaptação de mudanças climáticas no Estado. Precisamos aproximar esse conhecimento acadêmico das ações de governo”, reforçou Norma Beltrão, professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
O documento com a proposta de agenda mínima de mudanças climáticas no Estado está em revisão pelos membros do Fórum Paraense e deve ser finalizado para entrega ao Governo do Estado em Janeiro de 2015.
This post was published on 16 de dezembro de 2014
Estudo do Imazon analisou 526 decisões, envolvendo 193 réus em 78 processos, sendo a maioria…
Amazonas, Mato Grosso e Pará são responsáveis por 79% do total destruído Em junho de…
Encontro reuniu diversas entidades para construir soluções integradas para pensar na relação entre produção pecuária…
Trilha Tucunaré será lançada no dia 20 de julho durante a campanha nacional Um Dia…
Territórios preparam atividades para celebrar os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação…
Mobilização nacional convida o público a conhecer a natureza por meio da visitação desses territórios…