Imazon capacita servidores públicos municipais em Santarém

As oficinas de Fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal fazem parte de ciclo de treinamentos do Programa Territórios Sustentáveis, promovidos pelo Imazon desde o ano de 2018.

 

 

 

Nos dias 16 e 17, o Imazon realizou a oficina de Fortalecimento da Gestão Ambiental para técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de cidades do Baixo Amazonas. A oficina  foi realizada em Santarém, e contou com a participação de 26 técnicos (17 homens e 9 mulheres) dos municípios: Alenquer, Almeirim, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Juruti e Terra Santa.

 

O objetivo da oficina é o aprimoramento e compartilhamento de conhecimentos sobre a implementação da gestão ambiental municipal, de acordo com os requisitos estabelecidos pela Lei Complementar nº 140/2011 e a Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) nº 120/2015, com destaque para atualizações de informações de licenciamento e fiscalização ambiental.

 

A atividade é uma ação do Programa Territórios Sustentáveis e do Projeto Fortalecimento da Gestão Ambiental, realizada pelo Imazon  e financiada pela Mineração Rio do Norte e Fundo Amazônia. A oficina faz parte de um ciclo de capacitações que o Imazon está promovendo desde 2018, onde já foram treinados 53 técnicos de órgãos ambientais em municípios com desmatamento crítico.

 

 

A analista ambiental do Imazon, Izabella Gomes, destacou  a importância do evento para os municípios: “A oficina é um momento para os municípios de aprimorar os conhecimentos sobre o processo de descentralização da gestão ambiental de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar Nº 140/2011 e Resolução COEMA N° 120/2015, com destaque para atualização de informações sobre o licenciamento ambiental”, completou.

O Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente na Amazônia e um centro de pesquisa brasileiro, fundado em 1990, que tem como missão promover a conservação e o desenvolvimento sustentável na Amazonia.

O Imazon, em parceria com Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Mineração Rio do Norte, desenvolve o Programa Territórios Sustentáveis que acredita que é possível garantir que as pessoas da região amazônica tenham condições justas de desenvolvimento e oportunidades para uma vida melhor, respeitando as características de cada comunidade.  

O Programa atua na região amazônica do oeste do Pará, conhecida como Calha Norte, mais especificamente nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro que formam uma das maiores extensões tropicais protegidas do mundo e apresentam uma diversidade populacional que inclui ribeirinhos, quilombolas e indígenas inseridos em um contexto econômico que vai do extrativismo à agricultura, pecuária e mineração.

O Imazon é responsável pelos eixos “Gestão Ambiental” e “Desenvolvimento Econômico” do programa.

Conheça mais o Programa Territórios Sustentáveis: http://www.territoriossustentaveis.org.br

This post was published on 18 de abril de 2019

Notícias recentes

Opinião: Mudanças climáticas, inflação e pobreza no Brasil

Paulo Barreto* e Fernanda da Costa** As mudanças climáticas têm se tornado uma realidade desafiadora,…

17 de janeiro de 2025

Desmatamento e degradação têm sexto mês consecutivo de aumento na Amazônia

Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…

19 de dezembro de 2024

PrevisIA: inteligência artificial aponta 6,5 mil km² com risco de desmatamento na Amazônia em 2025

Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…

16 de dezembro de 2024

Curso de extensão Amazônia 2030 está com inscrições abertas e bolsas de estudo

Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…

6 de dezembro de 2024

TEDxAmazônia: ideias transformadoras para o futuro da floresta e do planeta

Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…

27 de novembro de 2024

Desmatamento e degradação aumentam pelo quinto mês consecutivo na Amazônia

Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…

26 de novembro de 2024