Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonização

facebook - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonizaçãofacebook - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonizaçãolinkedin - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonizaçãolinkedin - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonizaçãowhatsapp - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonizaçãowhatsapp - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonizaçãox - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonizaçãox - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonizaçãoa2a - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonizaçãoa2a - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonização

Atividade promoveu reflexão sobre descobertas recentes da arqueologia que provam que os indígenas vivam em cidades grandes, conectadas e complexas antes de 1500

Cine Literario - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonizaçãoCine Literario - Imazon inicia Semana do Meio Ambiente com Cine Literário sobre a história da Amazônia antes da colonização

Unir cinema e literatura para ampliar os conhecimentos sobre a história da Amazônia. Essa foi a proposta do Cine Literário, um evento que reuniu mais de 30 pessoas em Belém no dia 3 de junho. A programação contou com a exibição do filme “O Brasil antes de 1500” e uma roda de coversa sobre o livro “A Floresta Habitada: a História da Ocupação Humana na Amazônia”, que complementa a obra audiovisual.

A atividade foi coorganizada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), pelo Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), onde foi realizado o evento, e pelo Cineclube TF (coletivo do bairro Terra Firme engajado na transformação social da periferia pela arte).

O documentário exibido reúne estudos arqueológicos, relatos históricos e saberes tradicionais para mostrar que, muito antes da chegada dos colonizadores, os povos indígenas já haviam desenvolvido sociedades complexas com grandes centros urbanos, sistemas agrícolas avançados e redes de troca entre diferentes regiões. Ao desconstruir a falsa narrativa de que a Amazônia era uma terra intocada e desabitada, o filme contribui para a valorização das culturas originárias e para o reconhecimento do protagonismo indígena na história do país.

“Devemos conhecer mais sobre a Amazônia antes de 1500 para que possamos reescrever a história que é vivida no presente. Temos aprendido nas escolas por muito tempo o que foi vivido e o que foi dito para nós com a perspectiva do colonizador, mas quando temos dados e estudos que mostram que existiram civilizações enormes habitando a nossa região e que a floresta também é fruto de mãos humanas, isso nos revigora para construir um futuro ancestral”, relata a estudante Érika Freitas, que estava na exibição.

O filme é uma coprodução do Instituto Alana, da produtora Maria Farinha Filmes, do YouTube Brasil e do Canal Nostalgia, apresentado por Felipe Castanhari. A obra foi lançada em abril durante o evento “Alana Ideia Fest – Originários do Brasil”.

Após a exibição do filme, o público participou de uma roda de conversa com a pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira, autora do livro “A Floresta Habitada: a História da Ocupação Humana na Amazônia”. Finalista do Prêmio Jabuti, a obra traz uma narrativa baseada em evidências arqueológicas e históricas sobre a presença milenar dos povos indígenas na região. O bate-papo também contou com a presença de Jhosy Silva, indígena da etnia Galibi-Marworno e estudante de História, além da mediação da professora Roberta Sodré, militante do Cedenpa.

“Conhecer a história da Amazônia antes da colonização é fundamental para compreendermos a profundidade e a diversidade das sociedades que sempre habitaram essa região. O filme e o nosso bate-papo mostraram como os povos indígenas desenvolveram formas sofisticadas de viver em harmonia com a floresta, com conhecimento, tecnologia e organização social. Valorizar essa história é também valorizar o presente e o futuro da Amazônia”, afirma Jakeline.

This post was published on 4 de junho de 2025

Notícias recentes

Altamira sedia Reunião Ordinária do GT Xingu para alinhar ações ambientais

Imazon apresentou a PrevisIA e realizou a entrega de mapas de usos do solo O Ministério…

13 de agosto de 2025

Comunidades da Flota de Faro participam de curso para conduzir trilhas de turismo de base comunitária

Iniciativa reuniu moradores e moradoras das comunidades Português e Monte Sião para aprimorar técnicas de…

4 de agosto de 2025

Grilagem sem punição: somente 7% das decisões judiciais resultam em condenações na Amazônia

Estudo do Imazon analisou 526 decisões, envolvendo 193 réus em 78 processos, sendo a maioria…

31 de julho de 2025

Desmatamento cai 18% em junho de 2025, mas tendência no calendário anual segue em alta

Amazonas, Mato Grosso e Pará são responsáveis por 79% do total destruído Em junho de…

30 de julho de 2025

Imazon participa de oficina sobre estratégias para uma pecuária sustentável

Encontro reuniu diversas entidades para construir soluções integradas para pensar na relação entre produção pecuária…

29 de julho de 2025

Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Juruti

Trilha Tucunaré será lançada no dia 20 de julho durante a campanha nacional Um Dia…

18 de julho de 2025