Imazon promove intercâmbio de comunitários de Faro para operação de turismo de pesca em Cachoeira Porteira.

Foto: Divulgacão/Imazon

Comunitários da Floresta Estadual de Faro visitaram a pousada Alto Trombetas, localizada no Território Quilombola de Cachoeira Porteira, município de Oriximiná para vivenciar uma operação de turismo de pesca. O intercâmbio dos comunitários foi promovido pelo Imazon e pelo Ideflor-bio. A atividade faz parte do Programa Territórios Sustentáveis e do Fundo Amazônia. 

A comunidade Cachoeira Porteira já realiza o turismo de pesca desde 2012 e, atualmente, possui 08 pousadas que devem receber 800 pessoas até novembro deste ano. A Floresta Estadual (Flota) de Faro, uma área de Unidades de Conservação da Calha Norte, iniciou a operação em turismo de base comunitária em 2016. Desde então, o Programa Territórios Sustentáveis vem realizando estudos, oficinas e capacitações comunitárias para a implementação do turismo de base comunitária em Faro. 

Foto: Alex Fisberg/PTS

A pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira explica que um dos objetivos do Plano de Uso Público da Flota de Faro é exatamente promover o conhecimento e a importância dessa Unidade de Conservação. “Dessa forma, o intercâmbio foi muito importante para que os comunitários de Faro pudessem vivenciar o funcionamento de uma operação turística”, pondera. 

No intercâmbio, os comunitários puderam vivenciar as atividades de hospedagem, alimentação, gerência e a pesca esportiva. Receitas, formas de receber os turistas, segurança, organização da operação, também foram temas abordados no intercâmbio. Até novembro, a Flota de Faro espera receber cerca de 50 visitantes. 

Socorro Almeida, gerente das Flotas da Calha Norte, destaca que a prática do turismo sustentável vem sendo incentivada por ser uma maneira de explorar o potencial econômico da região, mas conservando a floresta. “Estamos incentivando as formas de turismo sustentável que tenham como pano de fundo a preservação e a conservação ambiental. Que promova o desenvolvimento e a qualidade de vida das famílias das comunidades da Flota de Faro, mantendo a floresta em pé e os rios preservados.”

De acordo com a gerente das Flotas, a pesca esportiva é o carro chefe do turismo sustentável em Faro. “O rio Nhamundá é rico em diversidade e tem peixes que atraem os turistas. Mas também estamos fomentando outras formas de turismo como o de trilhas ecológicas e a observação da natureza em todas as formas possíveis, como a observação de aves e de mamíferos. O modo de vida das populações tradicionais também é um potencial que estamos preparando.”, acrescenta Socorro Gomes. 

Foto: Alex Fisberg/PTS

No intercâmbio, os comunitários tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os processos e equipamentos necessários para realizar a pesca esportiva, o principal destaque do turismo na região. Silvio Glória Silva, que participou do intercâmbio, ressalta a importância de aprender a organização das atividades e também como receber e tratar os turistas. “A experiência é muito bacana e, com certeza, a gente vai levar um aprendizado muito grande para a nossa comunidade em relação ao trabalho desenvolvido. Também é importante ter esse conhecimento com o material de pesca e com os turistas”, avalia. 

Silvio, que é da Flota de Faro, frisa ainda que o desafio é mobilizar a comunidade, fazer com que todos se interessem pelo turismo sustentável e organizar as atividades. “Quanto mais o trabalho for organizado, melhor para a comunidade e também para o cliente. Todo mundo sai ganhando”. Ele já faz planos de como atrair os turistas para a Flota de Faro: “Lá ficamos mais próximos da cidade. Então o turista chega na lancha e já desembarca na pousada. Isso com certeza facilita muito”, conclui. 

Serviço – Voos diários partem das capitais Manaus (AM) e Belém (PA) com destino a Santarém (PA) e Parintins (AM). De Santarém saem barcos diários para Faro. O trajeto é pelos rios Tapajós, Amazonas e Nhamundá e dura cerca de 20 horas. Via Parintins, há seis lanchas que realizam o transporte diário para Nhamundá (AM) e Faro (PA), com duração média de 1 hora. Em Faro, existem barcos e lanchas que realizam o transporte para a Flota de Faro. A duração varia de 2 a 4 horas. Mais informações pelos telefones (92) 99384-1754, (92) 99508-7193 e (91) 99101-9625 e também pelo e-mail flotas.calhanorte@gmail.com.

Foto: Alex Fisberg/PTS

Territórios Sustentáveis – O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e USAID, que tem por objetivo contribuir para a consolidação de um desenvolvimento sustentável dentro dos territórios de Faro, Terra Santa e Oriximiná por meio dos eixos, Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Capital Social e Quilombolas. Saiba mais sobre o Territórios Sustentáveis no site do programa: www.territoriossustentaveis.org.br

Fundo Amazônia – O projeto “Fortalecimento da gestão ambiental na Amazônia” está em execução pelo Imazon desde 2016 e vai até dezembro deste ano.  Com recursos do Fundo Amazônia/BNDES, o projeto tem como objetivo a redução sustentável do desmatamento e da degradação florestal na Amazônia brasileira, por meio de ações voltadas ao aprimoramento da gestão ambiental municipal, à transparência da regularização fundiária e à consolidação de Unidades de Conservação. Saiba mais sobre o projeto aqui.

This post was published on 30 de setembro de 2019

Notícias recentes

Nenhum dos frigoríficos da Amazônia Legal está em conformidade com as novas políticas de exportação da União Europeia

63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…

14 de novembro de 2024

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024

IMPA e Imazon desenvolvem IA que identifica desmatamento

O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…

12 de novembro de 2024

Organizações parceiras lançam um novo programa para Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Norte do Pará

O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…

8 de novembro de 2024

Degradação da Amazônia passa dos 20 mil km² em setembro, a maior em 15 anos

Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…

25 de outubro de 2024

GPA é o supermercado com maior controle da cadeia da carne para evitar desmatamento da Amazônia

Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…

16 de outubro de 2024