Imazon realiza formação de agentes ambientais comunitários em Monte Alegre

Neste mês, comunitários de Monte Alegre, município situado no oeste do Pará, puderam conhecer mais sobre as áreas protegidas (unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombolas) e sobre a função e importância dos agentes ambientais comunitários para o fortalecimento das comunidades e para a conservação do território, além de ter noções de legislação ambiental e ecologia.

As atividades fazem parte do Programa Agentes Ambientais Comunitários (PAAC), desenvolvido pelo Imazon em parceria com o Ideflor-bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará). O programa busca, através da formação de cidadãs e cidadãos residentes, ou não, em Áreas Protegidas, contribuir para a melhoria do status de conservação do território, a redução dos conflitos socioambientais e a valorização do conhecimento tradicional. 

A capacitação realizada na comunidade Aldeia, em Monte Alegre, contou com a participação de moradores das comunidades Lages, Santana do Paytuna e Irerê, localizadas na Unidade de Conservação estadual Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, e das comunidades Aldeia, Jaburu e Miri da região de entorno da APA. No total, cerca de 28 pessoas participaram do primeiro ciclo de capacitações. Além dos comunitários, estiveram presentes técnicos do Ideflor-bio e pesquisadores do Imazon. 

Nas próximas capacitações, que estão previstas para os meses de setembro e outubro, os comunitários aprenderão sobre educação ambiental, uso sustentável dos recursos naturais, sobrevivência na selva e primeiros socorros, monitoramento ambiental, entre outros temas.

As demais etapas do programa, previstas para o mês de novembro, envolvem ainda a elaboração do plano de trabalho (com atividades a serem desenvolvidas pelos comunitários no período de um ano) e credenciamento (formatura). Já o monitoramento do plano de trabalho e as capacitações adicionais, serão realizadas durante todo o ano de 2020.

Essa é a primeira turma de agentes ambientais comunitários de Monte Alegre, e a quinta a participar do Programa. As outras turmas estão localizadas nos municípios de Belém, Faro, Óbidos e Oriximiná. 

Imazon – O Instituto do Homem e Meio Ambiente na Amazônia é um centro de pesquisa brasileiro, fundado em 1990, que tem como missão promover a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Há dois anos, a instituição realiza o Programa de Agentes Ambientais Comunitários, que capacita membros de populações tradicionais para promover a educação ambiental em suas comunidades, incentivando também a participação social. Desde o início, o programa já capacitou mais de 140 comunitários.

This post was published on 27 de agosto de 2019

Notícias recentes

Nenhum dos frigoríficos da Amazônia Legal está em conformidade com as novas políticas de exportação da União Europeia

63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…

14 de novembro de 2024

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024

IMPA e Imazon desenvolvem IA que identifica desmatamento

O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…

12 de novembro de 2024

Organizações parceiras lançam um novo programa para Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Norte do Pará

O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…

8 de novembro de 2024

Degradação da Amazônia passa dos 20 mil km² em setembro, a maior em 15 anos

Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…

25 de outubro de 2024

GPA é o supermercado com maior controle da cadeia da carne para evitar desmatamento da Amazônia

Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…

16 de outubro de 2024