O portal da BBC Brasil publicou reportagem com a nota técnica de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da Universidade Federal do Acre, que mostra que o recente aumento no número de queimadas na Amazônia está diretamente relacionado ao desmatamento. Os pesquisadores se basearam em dados de três instituições diferentes, entre elas, o Imazon.
As informações sobre desmatamento são do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), do Imazon. Os dados sobre queimadas são do satélite AQUA, considerado o satélite de referência pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, e o número de dias consecutivos sem chuva é da base de dados CHIRPS, desenvolvida por cientistas do Serviço Geológico dos EUA (USGS) e da Universidade da Califórnia em Santa Barbara.
A correlação entre desmatamento e queimadas contraria o argumento de que os focos de incêndio deste ano seriam algo natural, decorrente apenas do período de estiagem no Norte do país. Leia a reportagem completa aqui.
This post was published on 26 de agosto de 2019
Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…
Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…
Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…
Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…
Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…
Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…