Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters
O portal da BBC Brasil publicou reportagem com a nota técnica de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da Universidade Federal do Acre, que mostra que o recente aumento no número de queimadas na Amazônia está diretamente relacionado ao desmatamento. Os pesquisadores se basearam em dados de três instituições diferentes, entre elas, o Imazon.
As informações sobre desmatamento são do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD), do Imazon. Os dados sobre queimadas são do satélite AQUA, considerado o satélite de referência pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, e o número de dias consecutivos sem chuva é da base de dados CHIRPS, desenvolvida por cientistas do Serviço Geológico dos EUA (USGS) e da Universidade da Califórnia em Santa Barbara.
A correlação entre desmatamento e queimadas contraria o argumento de que os focos de incêndio deste ano seriam algo natural, decorrente apenas do período de estiagem no Norte do país. Leia a reportagem completa aqui.
This post was published on 26 de agosto de 2019
A 21º edição do Acampamento Terra Livre (ATL), maior encontro de mobilização indígena do…
Após meses de cuidados, os animais tiveram seu primeiro contato com as águas da área…
Roraima, Mato Grosso e Pará são os estados mais afetados pela devastação em fevereiro No…
Garantir a preservação de uma das regiões mais megadiversas do planeta é um dos objetivos…
A 9ª edição do evento Parques do Brasil, do Instituto Semeia, reuniu especialistas, instituições públicas…
O evento reuniu mais de 300 participantes e definiu propostas prioritárias para a Conferência Nacional…