Madeira apreendida durante fiscalização do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Mato Grosso em 2021 (Foto: PMMT/Divulgação)
Sete em cada dez hectares de florestas com exploração madeireira não autorizada na Amazônia estão em Mato Grosso. Entre agosto de 2020 e julho de 2021, a atividade irregular abrangeu 103 mil hectares no estado, 73% da extração não permitida na região amazônica (142 mil hectares).
Esse é o mesmo percentual que Mato Grosso possui em relação às áreas exploradas com autorização. No período analisado, o estado teve 173 mil hectares com extração madeireira permitida, 73% da atividade legalizada na Amazônia.
“Apesar da maior parte da exploração madeireira em Mato Grosso ter sido autorizada, a área com a atividade não permitida cresceu 17% em relação ao levantamento anterior, que analisou o período de agosto de 2019 a julho de 2020. Apenas nas terras indígenas do estado, houve um aumento de 70% na extração de madeira ilegal”, alerta Vinícius Silgueiro, coordenador de inteligência territorial do ICV.
Os dados são de uma pesquisa publicada pela Rede Simex (Imazon, Idesam, Imaflora e ICV). O levantamento mapeou por meio de imagens de satélite 377 mil hectares com extração de madeira na Amazônia entre agosto de 2020 e julho de 2021. E, de forma inédita, conseguiu acesso aos dados públicos das autorizações para a atividade emitidas pelos órgãos ambientais de todos os estados analisados.
No estudo publicado no ano passado, apenas Pará e Mato Grosso haviam liberado as informações necessárias para a checagem da legalidade. Leonardo Sobral, gerente de cadeias florestais do Imaflora, ressalta que o acesso aos dados públicos foi fundamental para a realização das análises. “O setor florestal precisa avançar na agenda da transparência”, completa.
This post was published on 30 de setembro de 2022
Estudo do Imazon analisou 526 decisões, envolvendo 193 réus em 78 processos, sendo a maioria…
Amazonas, Mato Grosso e Pará são responsáveis por 79% do total destruído Em junho de…
Encontro reuniu diversas entidades para construir soluções integradas para pensar na relação entre produção pecuária…
Trilha Tucunaré será lançada no dia 20 de julho durante a campanha nacional Um Dia…
Territórios preparam atividades para celebrar os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação…
Mobilização nacional convida o público a conhecer a natureza por meio da visitação desses territórios…