WhatsApp Image 2022 08 22 at 15.04.36 225x300 - Nota de solidariedade à família e aos amigos de Johan Zweede
Johan Zweede (Arquivo Pessoal)

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lamenta profundamente o falecimento do querido amigo e parceiro de trabalho Johan Zweede, no domingo (21), e se solidariza com sua família e demais amigos por essa perda irreparável.

No início da década de 1990, Zweede foi convidado pelo fundador do instituto, Christopher Uhl, para ser o mentor técnico do projeto de pesquisa sobre manejo florestal de baixo impacto no município de Paragominas, no Pará. Zweede aplicou toda sua experiência como engenheiro florestal e biólogo para a concepção, o aprimoramento, a inovação operacional e a implantação de novas técnicas nessa iniciativa, que revolucionaram o manejo florestal na Amazônia.

Além disso, ele mobilizou uma rede de parceiros que foram fundamentais para o sucesso do projeto. Holandês naturalizado estadunidense, ele já havia trabalhado no Suriname e em outras iniciativas na América Latina, mas o Brasil e a Amazônia brasileira se tornaram suas grandes paixões — e, também, sua residência.

Zweede nos deixa um grande vazio, mas, sem dúvida, também um legado imensurável na contribuição pelo uso sustentável da floresta e na formação de técnicos na Fundação Floresta Tropical (IFT).

Descanse em paz, nosso amigo!


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR