O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lamenta profundamente o falecimento do querido amigo e parceiro de trabalho Johan Zweede, no domingo (21), e se solidariza com sua família e demais amigos por essa perda irreparável.
No início da década de 1990, Zweede foi convidado pelo fundador do instituto, Christopher Uhl, para ser o mentor técnico do projeto de pesquisa sobre manejo florestal de baixo impacto no município de Paragominas, no Pará. Zweede aplicou toda sua experiência como engenheiro florestal e biólogo para a concepção, o aprimoramento, a inovação operacional e a implantação de novas técnicas nessa iniciativa, que revolucionaram o manejo florestal na Amazônia.
Além disso, ele mobilizou uma rede de parceiros que foram fundamentais para o sucesso do projeto. Holandês naturalizado estadunidense, ele já havia trabalhado no Suriname e em outras iniciativas na América Latina, mas o Brasil e a Amazônia brasileira se tornaram suas grandes paixões — e, também, sua residência.
Zweede nos deixa um grande vazio, mas, sem dúvida, também um legado imensurável na contribuição pelo uso sustentável da floresta e na formação de técnicos na Fundação Floresta Tropical (IFT).
Descanse em paz, nosso amigo!
This post was published on 22 de agosto de 2022
Povos tradicionais constroem, junto com organizações governamentais e civis, plano de trabalho para oficializar o…
Instituto atua desde 1990 com produção científica voltada para a conservação e o desenvolvimento sustentável…
Presidência do evento escolheu 30 pessoas para o cargo, sendo 10 para regiões prioritárias e…
Formação buscou fortalecer o protagonismo da população local na divulgação de seus territórios, saberes e…
Foi realizada nos dias 15 e 16 de maio, na sede das Promotorias de Justiça…
Amazônia foi o segundo bioma mais desmatado no ano passado, principalmente para agropecuária e garimpo…