O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lamenta profundamente o falecimento do querido amigo e parceiro de trabalho Johan Zweede, no domingo (21), e se solidariza com sua família e demais amigos por essa perda irreparável.
No início da década de 1990, Zweede foi convidado pelo fundador do instituto, Christopher Uhl, para ser o mentor técnico do projeto de pesquisa sobre manejo florestal de baixo impacto no município de Paragominas, no Pará. Zweede aplicou toda sua experiência como engenheiro florestal e biólogo para a concepção, o aprimoramento, a inovação operacional e a implantação de novas técnicas nessa iniciativa, que revolucionaram o manejo florestal na Amazônia.
Além disso, ele mobilizou uma rede de parceiros que foram fundamentais para o sucesso do projeto. Holandês naturalizado estadunidense, ele já havia trabalhado no Suriname e em outras iniciativas na América Latina, mas o Brasil e a Amazônia brasileira se tornaram suas grandes paixões — e, também, sua residência.
Zweede nos deixa um grande vazio, mas, sem dúvida, também um legado imensurável na contribuição pelo uso sustentável da floresta e na formação de técnicos na Fundação Floresta Tropical (IFT).
Descanse em paz, nosso amigo!
This post was published on 22 de agosto de 2022
Campeões de destruição foram Apuí e Lábrea, localizados no Sul do Amazonas, que perderam quase…
Imazon apresentou a PrevisIA e realizou a entrega de mapas de usos do solo O Ministério…
II Encontro da Rede Conexão Povos da Floresta reuniu 300 facilitadores e facilitadoras em Manaus…
Iniciativa reuniu moradores e moradoras das comunidades Português e Monte Sião para aprimorar técnicas de…
Estudo do Imazon analisou 526 decisões, envolvendo 193 réus em 78 processos, sendo a maioria…
Amazonas, Mato Grosso e Pará são responsáveis por 79% do total destruído Em junho de…