Entre agosto de 2018 e junho de 2019, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgado pelo Imazon, detectou 3.767 km² de desmatamento na Amazônia Legal, um aumento de 4% em relação ao período anterior. Desse total, 801 km² foram destruídos em junho de 2019. Pesquisadores do Imazon identificaram 7.177 alertas de desmatamento no mês.
Amazonas e Pará lideram o ranking de junho com 30% e 26% do total desmatado, respectivamente, seguido por Rondônia (19%), Mato Grosso (17%), Acre (5%), Roraima (1%), Tocantins (1%) e Amapá (1%). Ao comparar o total desmatado em junho de 2019 com o mesmo mês do ano anterior, há uma redução de 31%. Entretanto, vale ressaltar que o mês de junho de 2018 apresentou a maior área desmatada já detectada em um único mêsa na série histórica do SAD desde 2008. Ou seja, apesar da redução, a Amazônia segue sob intensa pressão de desmatamento.
Já a degradação florestal, quando a destruição das florestas ocorre por corte seletivo das árvores ou por queimadas, somou 49 km², um aumento de 23% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando fechou em 40 km².
De acordo com a geografia do desmatamento, maior parte do desmatamento (56%) ocorreu em áreas privadas ou sob algum estágio de posse. O restante foi registrado em Assentamentos (26%), Unidades de Conservação (13%) e Terras Indígenas (5%).
Clique para ampliar
Faça o download do infográfico aqui.
—
Imazon – O Imazon é um instituto nacional de pesquisa, sem fins lucrativos, composto por pesquisadores brasileiros, fundado em Belém há 29 anos. Através do sofisticado Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), a organização realiza, há mais de uma década, o trabalho de monitoramento e divulgação de dados sobre o desmatamento e degradação da Amazônia Legal, fornecendo mensalmente alertas independentes e transparentes para orientar mudanças de comportamento que resultem em reduções significativas da destruição das florestas em prol de um desenvolvimento sustentável.
This post was published on 11 de julho de 2019
63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…
Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…
O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…
O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…
Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…
Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…