O Imazon é um instituto de pesquisa independente, formado por pesquisadores brasileiros, com sede em Belém-PA, cuja missão é promover conservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Desde sua fundação em 1990, o Instituto atua gerando informações com alto rigor técnico e científico, testando modelos em escala piloto e apoiando a replicação de melhores práticas relacionadas a gestão, uso e conservação ambiental na região. Para isso, o Imazon conta com um quadro de profissionaisqualificados, experientes em suas áreas de atuação e contratados conforme a legislação trabalhista do Brasil.
Na última década (2009-2018), o Imazon teve três projetos aprovados pelo Fundo Amazônia para realizar estudos e implementar ações que geram benefícios para governos locais e para a população. Somente um dos projetos atendeu mais de 400 gestores, técnicos, extensionistas, lideranças e agentes ambientais comunitários de 30 municípios da Amazônia com treinamentos presenciais em diferentes municípios da região, inteiramente gratuitos (incluindo despesas com deslocamento, estadia e alimentação), sobre geotecnologias e procedimentos aplicados à gestão ambiental municipal. Além disso, os projetos contribuíram para a retirada de municípios do Pará da lista crítica de bloqueio ao crédito, permitindo a retomada de investimentos na economia do estado. Os recursos também são usados para apoio à gestão das Unidades de Conservação da Calha Norte que somam 13 milhões de hectares.
É importante ressaltar que todas as contas foram aprovadas pelo BNDES e por auditorias independentes de padrão internacional. Os resultados das auditorias realizadas nas contas do Imazon estão disponíveis em: https://imazon.org.br/pareceres-e-demonstracoes-financeiras/.
Conheça mais sobre os projetos em execução pelo Imazon com apoio do Fundo Amazônia acessando: https://gestaoambiental.org.br/ e https://imazon.org.br/projeto-floresta-para-sempre/
O Imazon segue a disposição para tirar dúvidas sobre os projetos e seus resultados e impactos.
This post was published on 2 de setembro de 2019
Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…
Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…
Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…
Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…
Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…
Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…