A Amazônia e os Objetivos do Milênio

facebook - A Amazônia e os Objetivos do Milêniofacebook - A Amazônia e os Objetivos do Milêniolinkedin - A Amazônia e os Objetivos do Milêniolinkedin - A Amazônia e os Objetivos do Milêniowhatsapp - A Amazônia e os Objetivos do Milêniowhatsapp - A Amazônia e os Objetivos do Milêniox - A Amazônia e os Objetivos do Milêniox - A Amazônia e os Objetivos do Milênioa2a - A Amazônia e os Objetivos do Milênioa2a - A Amazônia e os Objetivos do Milênio

a amazonia e os objetivos do milenio - A Amazônia e os Objetivos do Milênioa amazonia e os objetivos do milenio - A Amazônia e os Objetivos do MilênioCelentano, D., & Veríssimo, A. 2007. A Amazônia e os Objetivos do Milênio. O Estado da Amazônia – Indicadores, (p. 50). Belém: Imazon.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU propõem metas e indicadores para medir e orientar a melhoria nas condições socioeconômicas (pobreza, educação, saúde, desigualdade entre os gêneros, mortalidade infantil e materna) e ambientais nas regiões pobres e em desenvolvimento do mundo. Neste Estado da Amazônia, avaliamos a evolução desses objetivos no contexto da Amazônia Legal. Para isso, usamos 17 indicadores para medir o progresso da região em relação às metas propostas para 2015.
Na Amazônia houve progressos em relação à maioria dos indicadores analisados se compararmos a sua situação em 2005 em relação ao ano de 1990. Entretanto, em geral, essa melhoria ainda é insatisfatória e a região está abaixo da média nacional. A situação da região é crítica no caso da pobreza, da incidência de malária, da mortalidade materna e do acesso da população à água e esgoto. Além disso, dois indicadores pioraram entre 1990 e 2005: área desmatada e casos de Aids.
Os avanços foram tímidos na busca da igualdade entre os gêneros. Ainda persiste uma baixa participação das mulheres na política e no mercado de trabalho. Além disso, os salários das mulheres continuam inferiores aos dos homens. Por outro lado, o acesso à educação aumentou (embora melhorar a qualidade seja um desafio), não há desigualdade entre os sexos no acesso à escola e houve queda na mortalidade infantil. Além disso, houve avanço considerável na criação de Áreas Protegidas (Terras Indígenas e Unidades de Conservação), passando de 8,5%, em 1990, para 42% em 2006. Em relação as dez metas avaliadas neste estudo, apenas uma foi atingida na Amazônia (eliminação da disparidade entre os sexos no acesso à educação). Mantido o ritmo lento de melhoria, somente duas outras poderão ser atingidas até 2015, como proposto pela ONU: a garantia no acesso à educação e a redução da mortalidade infantil.
Palavras-chave: Amazônia, Amazônia Legal, Objetivos do Milênio, Metas do Milênio, indicadores socioeconômicos e indicadores ambientais.
Baixe aqui o arquivo
 

This post was published on 26 de abril de 2007

Notícias recentes

Fatos da Amazônia 2025

Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…

30 de abril de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Março de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

25 de abril de 2025

A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária

Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…

30 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Fevereiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

27 de março de 2025

Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e Eficiente

Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…

13 de março de 2025

Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation

Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…

7 de março de 2025