Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.

facebook - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.facebook - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.linkedin - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.linkedin - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.whatsapp - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.whatsapp - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.x - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.x - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.a2a - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.a2a - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.

analise da legislacao para o manejo - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.analise da legislacao para o manejo - Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira.Carvalheiro, K., Sabogal, C., & Amaral, P. 2008. Análise da legislação para o manejo florestal por produtores de pequena escala na Amazônia Brasileira (p. 100). Belém: Imazon.
O Manejo Florestal por Pequenos Produtores tem crescido em importância nos últimos anos na Amazônia brasileira, bem como o cerco do governo para coibir a extração ilegal de madeira e, conseqüentemente, a demanda do mercado por madeira legal. Calcula-se que 75% das terras públicas da Amazônia estão sob controle de pequenos produtores, o que os torna potencialmente signiicativos fornecedores de madeira legal. Apesar deste cenário favorável, os desaios para o estabelecimento do Manejo Florestal por Pequenos Produtores (MFPP) são ainda muito grandes.
Este estudo busca contribuir para esta discussão identificando a legislação que impacta o manejo florestal, avaliando as implicações desta legislação com respeito a promover ou restringir as atividades de MFPP e, por fim, propondo recomendações para melhorar e/ou harmonizar essa legislação.
A legislação analisada foi sistematizada aqui em três grandes temáticas: 1) Questões Institucionais e de Políticas Públicas; 2) Questões Fundiárias, e 3) Questões Técnicas e Normativas. As questões institucionais e de políticas públicas atingem diretamente as outras duas questões, fundiárias e técnicas e normativas, permeando as diferentes etapas do MFPP, que vão desde questões básicas como acesso a informações e atendimentos iniciais dos processos de regularização fundiária e do manejo, perpassando por razões orçamentárias de investimento em ações e pessoal capacitado, e situações de impunidade. Essas deiciências acabam por incentivar indiretamente a informalidade e ilegalidade da exploração lorestal.
Em geral a legislação mostrou-se bastante extensa e complexa, Por outro lado, a situação fundiária na Amazônia brasileira ainda é um grande entrave para o MFPP, com a grande maioria dos pequenos produtores fora do sistema legal de posse da terra, e a minoria que busca esse processo encontrando um sistema burocrático e muito lento, portanto pouco eficiente.Mas porquanto que a questão fundiária seja chave para o MFPP, uma vez que é pré-requisito, nos casos onde esta foi resolvida, a legalidade do manejo florestal ainda é distante, pois se cai em outro grande entrave, que são as exigências técnicas e normativas.
Atualmente, discute-se uma política nacional para o Manejo Florestal Comunitário e Familiar, e prevê-se a discussão de procedimentos socioambientais para o MPFF. Trata-se de grandes desaios, pois deve se conseguir que governo e técnicos: (a) simpliiquem as exigências técnicas e burocráticas para os pequenos, sem com isso criar-se facilidade indevida a mal-intencionados, tanto para questões fundiárias quanto técnico-normativas, (b) incorporem o saber local ao saber cientíico, e (c) invistam massivamente com assistência técnica, informação e incentivos financeiros no MFPP.
Baixe aqui o arquivo
Visualize a versão online da publicação.

This post was published on 6 de maio de 2008

Notícias recentes

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Novembro de 2024

Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…

19 de dezembro de 2024

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Outubro de 2024

Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…

26 de novembro de 2024

Radar Verde Estados Unidos

Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…

21 de novembro de 2024

Activity Report 2023

Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…

18 de novembro de 2024

Radar Verde União Europeia

Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…

14 de novembro de 2024

Secondary growth deforestation leakage in the Pará beef cattle purchasing zone

Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…

7 de novembro de 2024