amazonia legal maio 2008 - Boletim Transparência Florestal Amazônia Legal (Janeiro de 2009)Hayashi, S., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. (2009). Boletim Transparência Florestal Amazônia Legal (Janeiro 2009) (p. 10). Belém: Imazon.
Em janeiro de 2009, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) registrou 51 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representa uma queda de 38% em relação ao mês de janeiro de 2008 quando o desmatamento somou 82 quilômetros quadrados.
O desmatamento acumulado de agosto de 2008 a janeiro de 2009 (seis primeiros meses do calendário atual de desmatamento) totalizou 687 quilômetros quadrados. Em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior (3.515 quilômetros quadrados), houve uma redução de 80%.
Em janeiro de 2009, a maioria (85%) do desmatamento ocorreu no Mato Grosso seguido pelo Pará com 8%. Rondônia teve 2% e Acre apenas 1%. Nos outros estados não foi possível detectar desmatamento devido à cobertura de nuvens.
Veja também:
O Imazon mostra, em primeira mão, uma apresentação feita por pesquisadores do Instituto sobre as medidas tomadas pelo Ministério do Meio Ambiente contra o desmatamento no ano de 2008.
Os pesquisadores partem das seguintes perguntas: “Qual o efeito de medidas como o foco da fiscalização em 36 municípios críticos e a proibição de crédito para imóveis rurais com irregularidades ambientais e sem documentação fundiária acima de 400 hectares?” e ainda “Essas novas políticas funcionaram?” e traçam um diagnóstico da eficiência dessas medidas.
Os resultados são promissores e podem ajudar na revisão do plano federal de prevenção e combate ao desmatamento.
O estudo completo ainda está em andamento e deve ser divulgado em breve.
Clique aqui , para ter acesso à apresentação. E clique no selo do PDF abaixo para download do Boletim de Janeiro.
Baixe aqui o arquivo


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR