Cartilha do Plano de Manejo da Flota do Trombetas

Cartilha do Plano de Manejo da Flota do Trombetas

image_miniVedoveto, M., Sozinho, T., Pereira, J., Veríssimo, A., & Mesquita, J. 2011. Cartilha do Plano de Manejo da Flota do Trombetas (p. 36). Belém: Imazon/SEMA.

A Floresta Estadual (Flota) do Trombetas ocupa 3,2 milhões de hectares e abriga milhares de animais e plantas. Muitos deles somente existem nessa região da Terra! Cerca de 98,5% da área da Flota do Trombetas é coberta por florestas bem conservadas. A Flota também é cortada por extensos rios, como o Trombetas, Cachorro, Erepucuru e Cuminapanema. A principal atividade econômica praticada na Flota é a coleta da castanha-do-brasil.

Entre 2008 e 2010, realizamos um amplo levantamento para conhecer a vegetação, os rios, o relevo, o solo, a fauna e a população moradora do interior e entorno da Flota. Em seguida, usamos essas informações para elaborar o Plano de Manejo da Flota do Trombetas, no qual descrevemos as atividades permitidas nessa Unidade de Conservação.

O Plano de Manejo foi apresentado e validado pelo Conselho Consultivo da Flota e aprovado pela Sema em 2010. As atividades descritas deverão ser implantadas entre 2011 e 2015. O objetivo final do Plano de Manejo é garantir o uso sustentável dos recursos naturais e a boa qualidade de vida para as famílias que vivem e dependem da Flota do Trombetas.

Baixe aqui o arquivo

Visualize a versão online da publicação.