Nesta década, governos federal e estaduais quase dobraram as Áreas Protegidas da Amazônia para garantir direitos de uso de recursos naturais para populações locais e promover a conservação ambiental.
Entretanto, entre 2000 e 2008, 2,25 milhões de hectares foram desmatados em Áreas Protegidas e a exploração ilegal de madeira tem ocorrido em várias delas. Estas ameaças podem aumentar com o investimento governamental de R$ 70 bilhões em infraestrutura na região. Para evitar que esses investimentos resultem no aumento de danos ambientais e conflitos sociais nas Áreas Protegidas, será necessário prevenir e punir as infrações ambientais nestas áreas. Neste estudo avaliamos o desempenho da punição de infrações ambientais em Áreas Protegidas na Amazônia a fim de aprender lições para assegurar a proteção dessas áreas no longo prazo. Qual a causa da impunidade das infrações ambientais em áreas protegidas? O que já foi feito e o que falta fazer para punir os infratores ambientais de forma efetiva? Como prevenir essas infrações? Estas são algumas das perguntas que orientaram o estudo.
Baixe aqui o arquivo
Visualize a versão online da publicação.
This post was published on 4 de março de 2009
Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…
Wang, Zhihao; Li, Zhili; Xie, Yiqun; Souza Jr, Carlos; Pinheiro, Stefany. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/583/2024/ Abstract Forests play…
Filho, Jailson S. de Souza; Damasceno, Camila; Cardoso, Dalton R. Ruy Secco; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/121/2024/…
Carta da Diretoria Esperança. Esse foi o sentimento que transbordou pelas veias dos amazônidas em…