Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentável

facebook - Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentávelfacebook - Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentávellinkedin - Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentávellinkedin - Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentávelwhatsapp - Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentávelwhatsapp - Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentávelx - Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentávelx - Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentávela2a - Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentávela2a - Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentável
Título Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentável
Autores Mark Schulze

Edson Vidal

Jimmy Grogan

Johan Zweede

Daniel Zarin

Ano de publicação 2005
Acesso em https://cienciahoje.org.br/edicao/214/

SCHULZE, M. et al. Madeiras nobres em perigo: Práticas e leis atuais de manejo florestal não garantem exploração sustentávelRevista Ciência Hoje, v. 214, n. 36, p. 66-69, 2005.

Introdução

A Amazónia precisa urgentemente de um novo modelo silvicultural, visto que os efeitos ca-tastróficos da exploração predatória de madeira es-tão se espalhando por toda a sua paisagem. No início dos anos 90, foram iniciados testes de métodos de exploração madeireira que poderiam melhorar a efi-ciência da extração, limitar os danos às árvores so-breviventes e minimizar a degradação ambiental. Chamado de Exploração de Impacto Reduzido (EIR). esse sistema é, agora, peça fundamental para as ini-ciativas de reforma da indústria madeireira da Ama-zônia brasileira.

Comparada à exploração predatória, a EIR reduz os danos decorrentes da extração, deixa estoques maiores de árvores comerciais sobreviventes e promove o crescimento mais rápido destas. Mas será que esse sistema aperfeiçoado garante a produção sustentada de madeira de valor comercial e a per-sistência de populações arbóreas nas florestas ex-ploradas? Neste artigo, examinamos os efeitos pro-váveis da exploração que segue as determinações do novo sistema e obedece à legislação florestal nacio-nal, no que se refere às espécies madeireiras.

This post was published on 8 de junho de 2005

Notícias recentes

Fatos da Amazônia 2025

Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…

30 de abril de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Março de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

25 de abril de 2025

A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária

Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…

30 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Fevereiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

27 de março de 2025

Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e Eficiente

Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…

13 de março de 2025

Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation

Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…

7 de março de 2025