Título Manejo florestal em grande escala: sustentabilidade, colheita de baixo impacto e o papel do setor privado.
Autores Adalberto Veríssimo

Paulo Barreto

Eugênio Arima

Ano de publicação 1999
Download Botao download - Manejo florestal em grande escala: sustentabilidade, colheita de baixo impacto e o papel do setor privado.

VERÍSSIMO, A.; BARRETO, P.; ARIMA, E. Manejo Florestal em Grande Escala: Sustentabilidade, Colheita de Baixo Impacto e o Papel do Setor Privado. In: FÓRUM DE BELÉM: Desafios para a Pesquisa Florestal na Amazônia. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 1999. (Documentos, 72). ISSN 1517-2201.

Captura de tela 2025 02 25 151237 217x300 - Manejo florestal em grande escala: sustentabilidade, colheita de baixo impacto e o papel do setor privado.Introdução

AAmazônia Legal Brasileira (5 milhões de km 2) é amplamente coberta porfiorestas (74%); cerrados e campos naturais ocupam cerca de 13% da região; enquanto as áreas desmatadas somam aproximadamente 13% da área originalmente em floresta. Nessa região, o crescimento da produção madeireira tem sido significativo. Em duas décadas a produção madeireira cresceu de 4,5 milhões de metros cúbicos de madeira em tora, em 1976, para 28 milhões, em 1998, o que representa 80% da produção nacional de madeira oriunda de mata nativa (Veríssimo e Lima, inédito).
Essa expressiva produção contribui para posicionar o Brasil como o maior produtor mundial de madeira tropical (Veríssimo e Lima, inédito).Há três causas principais para esse crescimento explosivo da exploração madeireira naAmazõnia. Primeiro, as obras de infra-estrutura (estradas, pontes, rede de energiaelétrica) realizadas pelo governo federal na região a partir dos anos 70 funcionaram como subsídio inicial para a indústria madeireira. Segundo, o esgotamento das florestas nativas no sul e sudeste do País e o crescimento da economia naciona criaram uma forte demanda por madeiras duras da Amazônia. Finalmente, a abundância do recurso florestal e a incipiente atuação dos órgãos ambientais do governo atrairam madeireiros para a região (Veríssimo etal., 1992). Importância Regional. A indústria madeireira extraiu, em 1998, 28 milhões de m 3 de madeira em tora (Verissimo e Lima, inédito).


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR