manejo florestal empresarial na amazonia - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e OportunidadesSabogal, C., Lentini, M., Pokorny, B., Silva, J. N. M., Zweede, J., Veríssimo, A., & Boscolo, M. 2006. Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidades (p. 72). Belém:
O setor madeireiro na Amazônia Brasileira tem grande importância para a economia regional. Entretanto, apesar dos investimentos crescentes em manejo florestal, a maior parte da exploração madeireira ainda é predatória. Este estudo fez parte de um projeto iniciado em 2001 pelo Cifor, cujo objetivo foi investigar os principais fatores limitantes para a adoção de práticas de manejo florestal em três países da bacia amazônica: Brasil, Peru e Bolívia. No Brasil, o projeto foi executado em parceria com o Imazon, a Embrapa e o IFT. O estudo avaliou o estágio de adoção de manejo florestal sustentável por empresas nos três Estados da Amazônia com maior produção madeireira e buscou os fatores promotores de adoção nas diferentes características das empresas, nas práticas de manejo em si e no ambiente externo às empresas.
Com base em levantamentos de campo, entrevistas com madeireiros e oficinas com atores da área florestal, este estudo revela os principais obstáculos à adoção do manejo florestal empresarial na região. Entre esses entraves estão os problemas fundiários; a escassez de informações e de treinamento em técnicas de manejo: a elevada informalidade do setor madeireiro e ineficiência nos sistemas de comando e controle; a falta de incentivos específicos para a adoção do manejo florestal; e o alto custo de transação do manejo. Além disso, o estudo oferece uma base empírica e conceitual para o entendimento dos fatores que podem impulsionar o manejo florestal na Amazônia. Entre eles, políticas de resolução de problemas estruturais e institucionais, simplificação das regras do manejo; capacitação técnica doa atores envolvidos; incentivos ao manejo florestal; e aprimoramento dos sistemas de monitoramento e controle.
Baixe aqui o arquivo
Visualize a versão online da publicação.
 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR