Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidades

facebook - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidadesfacebook - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidadeslinkedin - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidadeslinkedin - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidadeswhatsapp - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidadeswhatsapp - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidadesx - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidadesx - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidadesa2a - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidadesa2a - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidades

manejo florestal empresarial na amazonia - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidadesmanejo florestal empresarial na amazonia - Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e OportunidadesSabogal, C., Lentini, M., Pokorny, B., Silva, J. N. M., Zweede, J., Veríssimo, A., & Boscolo, M. 2006. Manejo Florestal Empresarial na Amazônia Brasileira: Restrições e Oportunidades (p. 72). Belém:
O setor madeireiro na Amazônia Brasileira tem grande importância para a economia regional. Entretanto, apesar dos investimentos crescentes em manejo florestal, a maior parte da exploração madeireira ainda é predatória. Este estudo fez parte de um projeto iniciado em 2001 pelo Cifor, cujo objetivo foi investigar os principais fatores limitantes para a adoção de práticas de manejo florestal em três países da bacia amazônica: Brasil, Peru e Bolívia. No Brasil, o projeto foi executado em parceria com o Imazon, a Embrapa e o IFT. O estudo avaliou o estágio de adoção de manejo florestal sustentável por empresas nos três Estados da Amazônia com maior produção madeireira e buscou os fatores promotores de adoção nas diferentes características das empresas, nas práticas de manejo em si e no ambiente externo às empresas.
Com base em levantamentos de campo, entrevistas com madeireiros e oficinas com atores da área florestal, este estudo revela os principais obstáculos à adoção do manejo florestal empresarial na região. Entre esses entraves estão os problemas fundiários; a escassez de informações e de treinamento em técnicas de manejo: a elevada informalidade do setor madeireiro e ineficiência nos sistemas de comando e controle; a falta de incentivos específicos para a adoção do manejo florestal; e o alto custo de transação do manejo. Além disso, o estudo oferece uma base empírica e conceitual para o entendimento dos fatores que podem impulsionar o manejo florestal na Amazônia. Entre eles, políticas de resolução de problemas estruturais e institucionais, simplificação das regras do manejo; capacitação técnica doa atores envolvidos; incentivos ao manejo florestal; e aprimoramento dos sistemas de monitoramento e controle.
Baixe aqui o arquivo
Visualize a versão online da publicação.
 

This post was published on 6 de maio de 2006

Notícias recentes

Fatos da Amazônia 2025

Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…

30 de abril de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Março de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

25 de abril de 2025

A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária

Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…

30 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Fevereiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

27 de março de 2025

Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e Eficiente

Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…

13 de março de 2025

Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation

Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…

7 de março de 2025