artigocie19 - Mapping land use of tropical regions from space.Souza Jr., C. 2006. Mapping land use of tropical regions from space. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 103(39), 14261-14262. National Academy of Sciences. Retrieved from

Este artigo chama atenção para o pioneirismo e indica atividades de pesquisa e aplicações para políticas de comando e controle dos resultados do estudo conduzido por pesquisadores norte-americanos e brasileiros, liderados pelo pesquisador Douglas Morton ( “Cropland expansion changes deforestation dynamics in the southern Brazilian Amazon).
Além disso, apresenta um modelo de monitoramento para florestas tropicais que integra a abordagem desenvolvida por Morton e colaboradores com outras técnicas e ferramentas de sensoriamento remoto já desenvolvidas. Entre as aplicações potenciais ressaltadas por Souza Jr estão: a) aprimoramento de modelos de fluxo de carbono, b) licenciamento, comando e controle e aplicação da lei, c)regulamentação do mercado de agronegócio e d) modelo da dinâmica de desmatamento.
Os artigos estão disponíveis para assinantes no site da revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA ( www.pnas.org ).


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR