A pecuária e a exploração de madeira constituem os principais usos do solo na Amazônia. Entretanto, a contribuição dessas atividades para o desenvolvimento sustentado amazônico tem sido controversa devido a seus impactos sociais e ambientais negativos. O lucro da pecuária tende a ser maior do que o da exploração de madeira sustentável.
Por isso, a exploração predatória de madeira, seguida da pecuária, predomina em vastas áreas da região. A fragmentação da vegetação nativa e os desmatamentos em áreas sensíveis, como margens de rios e terrenos acidentados, vêm causando danos severos. Para evitar os impactos ambientais negativos, duas medidas principais são necessárias. Primeiro, no curto prazo, os governos federal e estaduais devem transformar vastas florestas devolutas em unidades de conservação públicas. Essas áreas seriam destinadas à produção de bens e serviços florestais, equilibrando demandas por preservação e por desenvolvimento econômico local. Além disso, é necessário reforçar a aplicação da legislação ambiental nas propriedades privadas.
Para maiores informações sobre esse artigo, envie um e-mail para pbarreto@imazon.org.br
This post was published on 5 de junho de 2005
Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…
Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…