Capa Relatorio de Atividades 2019 2020 300x199 - Relatório de Atividades 2019-2020 - Edição comemorativa de 30 anosCosta, S., Giusti, D. e Bittencourt, J. 2021. Relatório de Atividades 2019-2020 (54 páginas). Belém: Imazon.

Carta da Diretoria Executiva

Há três décadas, o Imazon era criado com o compromisso de buscar soluções para os problemas da Amazônia. O Instituto cumpre a missão de promover a conservação e o desenvolvimento sustentável, tendo o método científico como principal alicerce para solucionar questões críticas relacionadas ao uso e à conservação dos recursos naturais da Amazônia.

O Imazon tornou-se referência para o monitoramento mensal dos dados de desmatamento e de degradação na Amazônia, tendo contribuído também para a elaboração de políticas públicas de combate ao desmatamento e para a criação e a consolidação de Unidades de Conservação. O SAD, sistema de monitoramento do Imazon, reporta mensalmente o ritmo do desmatamento e da degradação florestal na região, fornecendo informações independentes e transparentes para orientar mudanças de comportamento para reduções significativas da destruição das florestas. Apesar dos avanços, ainda há muito trabalho a ser feito, uma vez que, em 2019, observamos o aumento no número de queimadas. Em 2020, o desmatamento foi o maior da década, atingindo 8.058 quilômetros quadrados, e a poluição das queimadas aumentou a incidência de doenças respiratórias. A mudança desejada é que as informações que produzimos auxiliem a retomada de políticas que zerem o desmatamento.

Dois mil e vinte adicionou mais um desafio a ser tratado. A pandemia chegou e nos obrigou a nos reestruturarmos, redefinindo nossa atuação. Desde março de 2020, desenvolvemos nossas atividades de maneira remota. Protegemos nossos colaboradores diretos, proporcionando meios de trabalho à distância, e também protegemos as pessoas que nos auxiliam em campo, nossos parceiros de décadas, que precisaram reduzir o contato externo para proteger a todos. Apesar da distância do campo, conseguimos distribuir mais de 2.600 cestas básicas, ajudamos nas compras de insumos para confecção de máscaras e redesenhamos as atividades que poderiam ser feitas de forma remota. Mesmo com os rearranjos necessários, mantivemos nossa missão, divulgando nossos resultados e participando de reuniões e eventos, de forma remota, para que a informação fosse disseminada de forma a ajudar na proposição de políticas públicas que beneficiem a floresta e seus povos.

Em 2019 e em 2020, além de monitorar as mudanças de uso do solo, avaliamos fatores de mercado e políticas que influenciam e influenciarão o desenvolvimento regional. Destacamos que o Instituto foi responsável pela análise, em menos de uma semana, da nova lei fundiária aprovada pelo estado do Pará, que criava incentivos aos especuladores fundiários. Essa análise estimulou o debate público e promoveu o conhecimento amplo das fragilidades fundiárias trazidas na nova lei.

O Imazon também publicou estudo sobre o Imposto Territorial Rural (ITR), revelando que a arrecadação ainda é baixa devido à sonegação relacionada aos preços de terra declarados e à falta de revisão dos índices de produtividade utilizados. Concluímos que há uma clara renúncia fiscal dos municípios, que poderiam arrecadar mais recursos a serem investidos em educação, saúde e infraestrutura, por exemplo.

A demanda pelo trabalho do Imazon é relevante, como mostra os 665 mil acessos às nossas publicações no site do Instituto em 2019 e 2020. O Imazon segue com objetivos e atuações transparentes, desenvolvendo parcerias e reforçando sua importância como instituto amazônico, com o olhar voltado para a diversidade de seus povos, de sua flora e de sua fauna.

A instituição segue também amplamente comprometida em continuar exercendo suas atividades em busca de soluções para problemas reais e atuais, formando profissionais e se consolidando como pioneira em questões socioambientais, como veremos neste Relatório de Atividades 2019-2020, edição especial de 30 anos.

Desejamos uma ótima leitura e convidamos você para uma reflexão sobre a Amazônia, seus povos e sua biodiversidade, buscando soluções para dias melhores e sustentáveis.

Ritaumaria Pereira
Diretora executiva

Verônica Oki
Diretora administrativa