image71 300x211 - Resumo Executivo do Plano de Manejo da Floresta Estadual de FaroPereira, J., Veríssimo, A., & Mesquita, J. 2011. Resumo Executivo do Plano de Manejo da Floresta Estadual de Faro (p. 20). Belém: Imazon/SEMA.
O plano de manejo da Flota de Faro é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) do Pará e o Consórcio Calha Norte, constituído pelas seguintes instituições: Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Conservação Internacional do Brasil (CI), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) e Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor). O Imazon foi o responsável pelos estudos socioeconômicos e sobre o meio físico, pelas oficinas de programas e zoneamento e pela redação do documento técnico.
A CI e o MPEG foram os responsáveis pelos estudos biológicos. Este plano foi elaborado a partir de uma nova metodologia com enfoque ecossistêmico, dinâmico e com ênfase no planejamento participativo. O plano incorporou propostas de pesquisadores, instituições governamentais e não governamentais, sociedade civil e principalmente da comunidade diretamente envolvida. A partir das oficinas participativas, os diversos atores sociais passaram a compreender a grandeza e a importância da Flota de Faro e tornaram-se coautores e responsáveis pela implantação deste plano de manejo.
Baixe aqui o arquivo
Visualize a versão online da publicação.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR