rios autores. 2021. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Acre – Agosto 2019 a Julho 2020 (p. 1). Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.

As análises revelaram que entre agosto de 2019 e julho de 2020 um total de 27.455 hectares de floresta tiveram exploração de madeira no estado do Acre. A grande maioria dessas explorações foram observadas em imóveis rurais cadastrados e 76% do total explorado no estado concentrou-se em apenas 10 imóveis rurais. Não foram encontradas explorações em áreas restritas como Unidades de Conservação de Proteção Integral e Terras Indígenas. Os dados necessários para a verificação da legalidade das explorações não foram disponibilizados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Em relação à área total com exploração madeireira na Amazônia, no mesmo período, o Acre ficou em 5º lugar, com 5,9%. Acesse aqui o infográfico do bioma.

Simex Acre Agosto de 2019 a Julho de 2020 - Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Acre – Agosto 2019 a Julho 2020
ESTIMATIVAS SOBRE PRODUÇÃO DE MADEIRA

As estimativas de produção de madeira em tora apresentadas neste estudo foram geradas a partir dos dados do sistema DOF-Sinaflor disponíveis na plataforma Timberflow. Esta plataforma, desenvolvida pelo Imaflora, tem o intuito de disponibilizar, analisar e gerar informação qualificada a partir dos bancos de dados dos sistemas de controle florestais oficiais do Brasil.

AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/AC não disponibilizaram os dados de autorizações de exploração florestal, áreas de manejo florestal (AMF) e unidades de produção anual (UPAs), e em função disso, não foi possível dissociar a exploração autorizada da não autorizada. Futuramente, a partir da disponibilização dos dados, poderá ser realizada a verificação da legalidade das explorações florestais para o estado do Acre.

Clique aqui para ver a publicação

 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR