Vários autores. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Acre – Agosto 2022 a Julho 2023. Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.
As análises revelaram que entre agosto de 2022 e julho de 2023 um total de 10.359 hectares de floresta tiveram exploração madeireira no estado do Acre. A área mapeada esse ano foi 60% menor do que a verificada no ano anterior (25.667 hectares). Assim como a área explorada diminuiu, as transações de madeira em tora registradas nos sistemas oficiais de controle para o mesmo período e analisadas pela plataforma Timberflow também reduziram em 2022-2023, atingindo 489 mil metros cúbicos, cerca de 8% a menos que os valores registrados em 2021-2022.
Foi observado que 100% da exploração mapeada no estado apresentou algum tipo de autorização para a operação. 93% de toda a exploração madeireira se concentrou em imóveis rurais cadastrados, seguido por assentamentos rurais com 7%. Não foram detectadas explorações em áreas protegidas, como Unidades de Conservação ou Terras Indígenas.
AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE
Para avaliar a legalidade das explorações de madeira mapeadas no Estado do Acre foram utilizados dados abertos do Sinaflor, a partir do Sistema Compartilhado de Informações Ambientais (Siscom), e dados dos Planos de Manejo Florestal Sustentável e Autorizações de Exploração Florestal (Autex) disponibilizados pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC. Para cada extração madeireira mapeada, foi verificada a existência da licença para operação e a validade da mesma.
Baixe o estudo completo aqui
This post was published on 19 de agosto de 2024
Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título Resultados frigoríficos 2024 Autores Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) Instituto…
Título RESUMO EXECUTIVO - Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados…
Título Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados do Programa Amazônia…
Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…