Organização: Paulo Barreto, pesquisador senior do Imazon, e Eduardo Pegurier, editor de ((o))eco. Dezembro de 2018. 
capa sobapatadoboi livro reportagem 150x150 - Sob a Pata do Boi - Como a Amazônia vira pastoNeste ebook, você vai encontrar reportagens nascidas da necessidade de esclarecer a complexidade da cadeia da pecuária na região e de contribuir para o objetivo de zerar o desmatamento da floresta Amazônica. Ele é o produto de uma parceria entre jornalistas e pesquisadores do Imazon e do portal ((o))eco. ((o))eco produz jornalismo ambiental e o Imazon promove o desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira por meio de estudos, apoio à formulação de políticas públicas e a disseminação ampla de informações. As reportagens combinam pesquisas inéditas com a narração das histórias apuradas em campo, face a face com os personagens envolvidos na pecuária Amazônica. As reportagens publicadas aqui começaram em janeiro de 2016 e se estenderam até março de 2018, e estão ordenadas de forma a conduzir o leitor através dos meandros da cadeia da pecuária e das tentativas de torná-la livre do gado de desmatamento.
O conjunto de reportagens é um choque de realidade sobre política real. Revela quem tem poder de fato. Como as leis são e não são aplicadas. Como uma parte expressiva do setor privado se comporta fora das reuniões em que promete adotar melhores práticas socioambientais. E mostra o esforço de quem quer fazer melhor. Assim, o livro deve interessar não só a quem se preocupa com meio ambiente e a Amazônia, mas também quem deseja entender as possibilidades e barreiras ao desenvolvimento do Brasil.
Esperamos que o leitor deste eBook o termine compreendendo a importância e os obstáculos para a criação de um sistema de fiscalização integrado e eficaz para a cadeia da pecuária na Amazônia. Pois esta é uma condição essencial para zerar o desmatamento da grande floresta.
Confira a publicação completa aqui.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR