artigocie23 - Testing liana cutting and controlled burning as silvicultural treatments for a logged forest in the eastern AmazonGerwing, J. 2001. Testing liana cutting and controlled burning as silvicultural treatments for a logged forest in the eastern Amazon. Journal of Applied Ecology, 38(6), 1264-1276. Blackwell Publishing Limited.

Na Amazônia, as florestas exploradas frequentemente incluem clareiras onde a densidade de cipós é particularmente alta. Essa elevada densidade de cipós pode reduzir o crescimento das árvores e diminuir a produção futura de madeira.
Esse artigo revela os tratamentos silviculturais necessários para reduzir a infestação de cipós nessas clareiras, garantir o crescimento das árvores e permitir uma boa regeneração da flora madeireira. Foram testados dois tratamentos silviculturais: corte de cipós e queimada controlada. Os resultados obtidos com a queimada controlada foram inadequados, pois os cipós regeneram rapidamente enquanto as árvores de maior porte ficaram vulneráveis a queimadas acidentais. Por outro lado, o corte de cipós, revelou-se uma opção silvicultural mais promissora como parte de uma estratégia mais ampla de recuperação do potencial madeireiro nas florestas exploradas.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR