A tabela a seguir lista os preços ao consumidor de produtos de origem (agro)florestal, com foco em frutos, amêndoas, polpas, óleos, resinas e mel de abelha. Os preços são coletados quinzenalmente nas principais feiras, mercados e/ou portos dos municípios incluídos no levantamento. A tabela mostra o menor e o maior preço de cada produto ou o preço único encontrado, quando não há variação.
Fonte: IMAZON. 2022. Preços de Produtos da Floresta – 2ª quinzena de abril/2022. Disponível em: https://imazon.org.br/publicacoes/precos-de-produtos-da-floresta/.
A partir das tabelas quinzenais de preços de produtos de origem (agro)florestal, foram consolidados os bancos de dados anuais, que trazem as médias mensais de preços por produto e por município. Ressalta-se que, durante os anos de 2009 a 2018, os preços ao consumidor foram coletados semanalmente nas principais feiras, mercados e/ou portos dos municípios participantes da pesquisa. Porém, como os preços não variavam muito entre semanas consecutivas, a partir de 2019, as coletas de preços passaram a ser quinzenais.
Objetivo: desde 2008, o Imazon coleta e divulga preços de produtos florestais não madeireiros (PFNM), com o objetivo de oferecer informações atualizadas ao produtor (agro)extrativista que vive e depende da floresta, para que ele consiga negociar melhor seus produtos e valorizar cada vez mais a floresta em pé.
Abrangência: atualmente, cinco municípios amazônicos participam dessa iniciativa, sendo eles: Altamira, Belém, Breves e Gurupá, no Pará, e Santana, no Amapá. A coleta de preços em Belém é realizada pelo Imazon, que também recebe e sistematiza os dados enviados por colaboradores voluntários dos outros municípios.
Divulgação: além desta divulgação na página do Imazon, os preços de produtos florestais são divulgados em primeira mão no programa Clube no Campo, todos os domingos, entre 7 e 9 horas, por meio de uma parceria com a Rádio Clube AM do Pará.
Equipe Imazon:
Colaboradores:
– Secon – Secretaria Municipal de Economia de Belém-PA;
– Marivaldo Ferreira (Associação dos Batedores de Açaí de Belém);
– Erveiros(as) do Setor de Produtos Medicinais da Feira do Ver-o-Peso e demais comerciantes;
– Comerciantes da Feira da 25 de Setembro.
This post was published on 30 de maio de 2020
O Imazon torna público o edital de seleção para o módulo 2 do Programa Lideranças…
O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), instituição não governamental sem fins…
O Imazon torna público o edital para contratação de serviços de auditorias das demonstrações financeiras…
O Imazon torna público o edital de seleção para o Programa Lideranças Amazônicas Sustentáveis (LIAS),…
O Imazon torna público o edital de seleção de um(a) estagiário(a) do curso de Direito,…
O Imazon torna público o edital para contratação de consultoria para reforma do centro comunitário…