Pereira, J. Veríssimo, A. Sozinho, T. Moura, S. Mapa das Áreas Protegidas do Norte do Pará – 2ª edição. Belém: Imazon, Ideflor-BIO, Semas-Pará, 2021.

O Mapa das Áreas Protegidas do Norte do Pará – 2ª edição contém informações atualizadas sobre a dimensão territorial de cada área, as populações que habitam a região, as atividades econômicas e as funções das APs. Ele foi desenvolvido por equipes de pesquisa e da área técnica do Imazon, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio).

As Áreas Protegidas do Norte do Pará, região conhecida como “Calha Norte”, estão distribuídas em Unidades de Conservação Estaduais (51%), Terras Indígenas (40%), Unidades de Conservação Federais (5%), Territórios Quilombolas (4%) e Unidades de Conservação Municipais (menos de 1%), somando um conjunto de 22,3 milhões de hectares. Este é o maior bloco de florestas tropi­cais legalmente protegidas do Planeta, cuja exten­são equivale ao território do estado do Paraná. Em conjunto com as Áreas Protegidas dos Estados do Amapá e Amazonas, formam o maior corredor de biodiversidade do mundo, inse­ridos no Centro de Endemismo Guiana, região com espécies únicas.

Nesta região, habitam cerca de 344 mil habitantes, entre indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outros amazônidas nativos dos municípios e vindos de outras partes do Brasil. As principais atividades econômicas no Norte do Pará são a produção madeireira, não madeireira (principalmente castanha-do-pará), mineração, agricultura e pecuária.

mapa 2 1024x683 - Mapa das Áreas Protegidas do Norte do Pará - 2ª edição
O mapa possui duas faces: uma com dados sobre a socioeconomia e outra com a dimensão de cada Área Protegida e informações sobre o território em geral.

 

mapa 1 1024x683 - Mapa das Áreas Protegidas do Norte do Pará - 2ª edição
O mapa das Áreas Protegidas do Norte do Pará pode ser baixado gratuitamente.

 

Baixe aqui a publicação.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR